Tokens de padrão ERC-20 e ERC-721 pedem contrato separado implementado à cada tipo de token ou coleção, colocando grande quantidade de bytecode redundante na blockchain Ethereum. Ao limitar funcionalidades pelo fato de separar cada contrato de token no próprio endereço autorizado, pede um novo tipo de padrão de token necessário para fazer o backup. O token ERC-1155 é um padrão de token digital que pode ser usado para criar ativos fungíveis e não fungíveis na rede Ethereum, sendo seguros, intercambiáveis, imunes a hackers, permitindo a comunidade de desenvolvimento construir aplicativos integrando ativos ERC-1155 com confiança. Características de design conferem funcionalidades como transferência simultânea de vários tipos de tokens, poupando custos de transação, além de eliminar necessidade de "aprovar" contratos individuais de tokens separadamente, podendo descrever e misturar tokens fungíveis e não fungíveis em um único contrato.
O token ERC-1155 origina pela necessidade de padrão flexível aos elementos envolvidos em um jogo, incluindo os que podem ser fungíveis e não fungíveis na mesma transação. Casos de uso aplicáveis podem se usados em outros setores do comércio digital, daí, ser nomeado como padrão Ethereum. O ERC-1155 tem otimizações permitindo transações mais eficientes e seguras, podendo ser agrupadas e reduzindo custo de transferência. O ERC-1155 baseia em trabalhos anteriores como ERC-20, token de utilidade, e ERC-721, token colecionável, pegando o melhor de ambos e os combinando para alcançar transações de vários tokens com a respectiva economia já mencionada. O novo padrão ERC-1155 tem capacidade de armazenar diversos tipos de informações em um único contrato inteligente, além realizar trocas mais rápidas eliminando custos de transferência e corrigindo congestionamento na blockchain Ethereum. Apesar de nascer da necessidade de aprimorar características dos jogos desenvolvidos na blockchain Ethereum, este token possui aspectos técnicos que podem ser utilizados por outras indústrias da rede. O ERC-1155 permite armazenamento de vários itens em um único contrato inteligente, impossível no ERC-20 ou ERC-721, onde cada token deve ter seu próprio contrato inteligente. Focado em padrão de eficiência, permite vantagem sobre outros padrões deixando para trás a necessidade de ativos individuais serem trocados um de cada vez. O novo padrão permite transferência e conversão instantâneas de qualquer número de itens.
Moral da Nota: uma das limitações do ERC-20 é a necessidade de um contrato inteligente para cada tipo de token, recurso que faz com que um código redundante seja criado na plataforma Ethereum para cada contrato criado, além de permitir criação de tokens fungíveis, tokens de utilidade, enquanto com o ERC-1155 podem ser criados tokens fungíveis e não fungíveis. Uma das vantagens do ERC-1155 é que o novo padrão Ethereum permite enviar vários tokens em única transação, significando mais rapidez nas transações, evitando necessidade de esperar cada bloco nas transferências individuais. Gera economia de custo aumentando a capacidade de produção em massa de tokens com mínimo esforço, evitando duplicação de código que geralmente ocorre com ERC-20 e ERC-721. As operações no ERC-20 e ERC-721 são realizadas em 4 etapas, enquanto no padrão ERC-1155 apenas 2 etapas são necessárias resultando em maior velocidade e escalabilidade na execução das operações. Como um banco de dados, suporta pesquisas indexadas e categorizadas de cada ERC-1155 garantindo logs de eventos emitidos pelo contrato inteligente, fornecendo dados para criar um registro preciso de todos os saldos simbólicos atuais, recurso este de acordo com desenvolvedores, cada vez mais valioso à medida que o ecossistema Ethereum continue crescer. Uma das desvantagens apontada por desenvolvedores é a perda de rastreabilidade nas transações, por sua vez, há o caráter inovador.