Chama-se Renova e desenvolvida pelo CEN, coordenador chileno de eletricidade, a plataforma que rastreia através da blockchain o fluxo de energia decorrente mecanismos renováveis, pela grande demanda à mineração de cobre nacional cada vez mais utilizando energia renovável. Análise da BloombergNEF informa que a Renova pode ser dimensionada e usada por empresas focadas em iniciativas verdes cujos dados em tempo real estão a disposição do CEN, incentivando disponibilização pelas empresas de contratos com o órgão regulador garantindo que sejam relatados dados como megawatt-hora. Está no país os maiores conglomerados de mineração do mundo incluindo o BHP Group e a Anglo American Plc, cuja mineração se apóia em renováveis na produção de matérias-primas. A Renova, o governo e interessados buscam eficiência na mineração em termos de energia renovável, impulsionando a indústria e atores industriais de grande escala usar energia renovável em suas obras.
O Chile com a plataforma blockchain para rastrear energia renovável, dá espaço as mineradoras para mostrar aos compradores credenciais verdes, como a mineração de cobre, amplamente utilizada em dispositivos de IoT. Através do CEN, coordenador nacional de eletricidade, o programa Renova rastreia cada megawatt-hora de energia renovável, do momento em que é gerado ao consumido, gravando dados na blockchain com objetivo de garantir que usuários finais recebam a energia limpa que pagaram. A eletrificação global aumenta a demanda pelo cobre usado na fiação, colocando empresas de mineração sob pressão em reduzir emissões de carbono, com mineradoras como o BHP Group e a Anglo American Plc adquirindo energia renovável para desenvolvimento de minas no Chile onde indústrias de energia solar e eólica crescem exponencialmente. A plataforma é vital ao Chile na busca por neutralidade de carbono em 2050, já que a blockchain permite registro centralizado evitando que geradores de risco vendam contratos ou certificados em duplicidade o que significa menos energia limpa que o esperado estaria em uso. O CEN tem acesso em tempo real a geração e consumo de energia e encoraja empresas relatar contratos de energia renovável que compraram, para que dados sejam inseridos no livro razão blockchain garantindo que megawatts-hora sejam entregues aos destinatários pretendidos.
Moral da Nota: a plataforma Renova é ferramenta para atender às metas de sustentabilidade acarretando que gigantes da indústria olhem ao hidrogênio verde, obtido pela extração do gás da água via eletrolisadores movidos a energia eólica e solar, como substituto ao diesel. A Renova emitirá certificados verificando se o hidrogênio comprado é realmente verde, permitindo habilitar credenciamento mostrando que o cobre é verde. A rastreabilidade e trilhas de auditoria que a blockchain oferece são úteis à empresas que trabalham para atingir metas líquidas zero, parte da solução garantindo que metas de sustentabilidade corporativa verifiquem declarações de redução de emissões. O CEO da Tesla, Elon Musk, explicou que auditorias de energia de grandes mineradores de bitcoins, BTC, resolveria o debate sobre o impacto ambiental da criptomoeda, já que estudo da ARK Invest mostra como o bitcoin se desempenharia em diferentes condições de mercado se a energia renovável alimentasse a mineração.