Valência cria com blockchain e big data o 'Smart Port', planejando distribuí-lo à parceiros sendo o "porto inteligente" com blockchain opção de melhoria logística, não só em Valência mas nos demais portos internacionais, com a blockchain criando "portos sem papéis" otimizando recursos no mundo e reduzindo tempo de manutenção e custos. A Blockchain é utilizada em portos internacionais na logística com a operadora portuária líder do Reino Unido, Associated British Ports, ABP, participando de remessas piloto com soluções descentralizadas, enquanto a Dinamarca implementa blockchain em registros locais de navios e uma subsidiária da Abu Dhabi Ports apresenta rede logística nacional blockchain.
A mensagem foi entregue na conferência Smart Ports & Supply Chain Technologies em Roterdã, com participação de representantes do porto de Valência, representantes de Antuérpia e Algeciras, além da empresa dinamarquesa Blockchain Labs for Open Collaboration buscando através do Valenciaport dar visibilidade "ponta a ponta" da cadeia logística. A estratégia de Smart Port emerge no Valenciaport na “Conferência Smart Ports & Supply Chain Technologies”, como estratégia de implantação de tecnologias associadas ao conceito de porto inteligente como provedor de serviços em tecnologias de Big Data e Blockchain. Ao Valenciaport o uso blockchain é opção estratégica além do PCS, ou seja, atende empresas incorporadas nos Sistemas Comunitários Portuários quanto as que não estão com tecnologias na “nuvem” exposta à necessidade de adaptação à mudança, hospedando tecnologias aplicadas à Big Data e Blockchain aproveitando vantagens na nuvem. Um porto sem papéis com componente tecnológico para qualquer lugar do mundo, uma plataforma de PCS sem limitações técnicas ou de crescimento oferecendo serviços, melhorando os existentes, e comunidade portuária em contínuo crescimento com novos critérios de otimização dos recursos de infraestrutura, redução dos tempos de desenvolvimento e custos de manutenção.
Moral da Nota: a Espanha continua como um dos países consistentemente otimista ao blockchain, por exemplo, a comunidade espanhola de Aragon implementa a tecnologia na administração pública e a Catalunha busca soluções descentralizadas na resolução de problemas sociais. A blockchain é opção estratégica na transparência de ponta a ponta na cadeia logística, além do próprio port, significando planejamento à tecnologias em nuvem não apenas aos parceiros do Porto Sistemas comunitários, mas à todos. O Smart Ports & Supply Chain Technologies Congress, organizado pela Port Technology (PTI) em Rotterdã, discute o papel da indústria na integração e liderança de tecnologia via projetos e avanços tecnológicos dos chamados “portos inteligentes” e desenvolvimentos em otimização da cadeia de abastecimento. Participam os portos de Roterdã, Antuérpia, Valência e Algeciras, representantes internacionais das principais empresas marítimas e da cadeia de abastecimento com empresas e instituições como SmartPort, World Economic Forum, Blockchain Labs for Open Collaboation, CargoX, etc. Discutiram Digitalização de portas, cadeia de suprimentos inteligente, colaboração e padronização, blockchain e troca de dados, comércio global inteligente e desafios em mercado impulsionado por cadeias.