O DBS, maior banco de Cingapura, estabeleceu divisão de troca de criptomoedas chamada DBS Digital Exchange, empreendimento apoiado pela SGX, maior bolsa de derivativos e ativos de Cingapura, com participação de 10% na plataforma de criptografia. A criptografia de troca estará acessível a investidores institucionais e credenciados que negociarão Bitcoin, BTC, Ether, ETH, Bitcoin Cash, BCH, e XRP. O DBS Digital Exchange fornecerá plataforma para tokenização de ativos, como ações de empresas não listadas, títulos e fundos de private equity profundamente integrado ao sistema bancário asiático, permitindo clientes depositar e comprar criptomoedas com dólares de Cingapura, americanos, de Hong Kong e ienes japoneses. O DBS oferece serviço de custódia para armazenar criptomoedas em nome dos clientes e a colaboração com a Singapore Exchange no empreendimento para aprofundar liquidez e escala dos mercados de ativos digitais de Cingapura.
Na ideia de iniciativas digitais, a LayerX desenvolve no Japão sistema de votação blockchain utilizando verificação digital de identidade. A empresa japonesa é parceira do aplicativo de identidade digital chamado xID, na construção de sistema de votação blockchain na cidade japonesa de Kaga. Desenvolverá o projeto de votação eletrônica em esforço para promover eleições seguras e protegidas à cidade de 68 mil habitantes, afirmando que o custo e a estabilidade dos atuais sistemas de votação eletrônica na região necessita consideração. O aplicativo xID fortalecerá o sistema de votação da empresa, verificando identidade do eleitor e garantindo que apenas uma cédula seja emitida por pessoa. O sistema da LayerX permitirá eleitores verificarem seus próprios resultados de votação, fornecendo capacidade criptográfica de verificação independente se a gravação e agregação a voto específico foram realizados corretamente na blockchain.
Moral da Nota: Cingapura torna-se importante centro de negociação institucional de criptomoedas com gigantes financeiros como a SBI planejando lançar oferta concorrente ao DBS, enquanto plataformas de criptomoedas como OKCoin criam subsidiárias locais. Kaga foi declarada pelos funcionários "cidade blockchain", iniciativa supostamente destinada a abordar o declínio da população nas áreas rurais, incentivando empresas públicas e privadas usarem tecnologia inovadora. A LayerX anunciou algo semelhante afirmando que se juntaria à iniciativa de "cidade inteligente" na cidade de Tsukuba. A empresa pesquisou e desenvolveu protocolo de votação eletrônica equilibrando confidencialidade dos registros e transparência de votação afirmando que votar pela Internet foca em evitar o voto duplo, obstáculos técnicos para manter cédulas em segredo e custo dos dispositivos de votação.