A segunda melhor startup de energia no Brasil é a Fohat, parceira da AES Tietê na plataforma de negociação ou marketplace de energia em blockchain. O Ranking 100 Startups promovido pela 100 Open Startups escolheu a Fohat, depois de figurar entre as seis melhores em 2018 e 2019. A liderança em 2020 pertence a CUBi Energia, startup de monitoramento e gestão de energia na plataforma baseada em IoT e Big Data. A AES Tietê, responsável pelo abastecimento de energia de São Paulo, investiu em 2019 R$ 3,4 milhões no desenvolvimento de plataforma blockchain para negociação de energia, Energy Intelligence, liderado pela Fohat buscando criar mercado de negociação de energia em blockchain. O empreendimento focou à época, confiabilidade de dados, segurança financeira e altos volumes de energia transacionados integrando ferramentas de inteligência financeira e registro de contratos criptografados através da aplicação blockchain.
O setor de energia limpa informa ainda que da Índia emerge o primeiro carro movido a hidrogênio em uma pilha de células de combustível, desenvolvida internamente no Conselho de Pesquisa Científica e Industrial, CSIR, Laboratório Nacional de Química em Pune. A célula de combustível é do tipo PEM, Proton Exchange Membrane, de baixa temperatura, 65ºC/75ºC adequada à aplicações veiculares. O CSIR e a KPIT desenvolveram a pilha de células de combustível LT-PEMFC de grau automotivo de 10 kW, tecnologia que inclui conjunto de membrana de eletrodo de CSIR com engenharia de pilha da KPIT, incluindo placa bipolar de metal leve e design de gaxeta utilizando placas bipolares de metal finas, reduzindo peso da pilha em dois terços.
Moral da Nota: veículo de célula a combustível de hidrogênio, HFC, é um carro elétrico com unidade a bordo de geração elétrica para carregar bateria utilizando hidrogênio como combustível. A reação química da célula a combustível de H2 resulta na geração elétrica que aciona os motores, sendo que a vantagem do veículo HFC é que parece um carro convencional a gasolina ou diesel. O subproduto da reação química após geração de energia elétrica é água que sairá do escapamento do veículo equipado com HCF, quer dizer, considerado um dos meios de transporte disponíveis mais limpos atualmente. Carros com célula de combustível de H2 no mundo atual são o Honda FCX Clarity, Hyundai Nexo e o Toyota Mirai.
Em tempo: a indústria acredita que a tecnologia HFC é substituto ideal à veículos movidos a combustível fóssil, embora H2 seja um dos gases mais abundantes na Terra é complicado comprimí-lo como combustível e transportá-lo comprimido é desafio ainda maior.