A Forrester, empresa americana de pesquisa de mercado, publicou previsões da tecnologia Blockchain para 2021 observando que 2020 foi importante no crescimento Blockchain a nível corporativo e no espaço da tecnologia DLT.Previsões Blockchain corporativo se baseiam em pontos de inflexão com mudanças definitivas em vez de continuação de tendências, por exemplo, a previsão que 30% dos projetos globais entrarão em produção em 2021, em parte, devido ao impacto da pandemia. Sistemas Blockchain compartilham fator comum ou menos tempo para resolver discrepâncias, que se aplica a casos de uso na cadeia de suprimentos e serviços financeiros encurtando tempo decorrido e liberando liquidez. Segundo a consultoria, projetos estratégicos de longo prazo em serviços financeiros giram em mudanças potenciais na estrutura de mercado e modelos operacionais, principal motivo pelo qual a volatilidade e a incerteza relacionadas a pandemia levaram bancos a se retirar por enquanto de projetos de mais longo prazo relacionados ao DDTS.
O relatório observa que iniciativas da fase piloto à fase de produção em 2021 serão executadas em plataformas corporativas blockchain que usam nuvem incluindo soluções da Alibaba, Huawei, IBM, Microsoft, OneConnect e Oracle. A previsão mais crítica no relatório é a necessidade crescente de provas de conhecimento zero pelos desafios em preservar confidencialidade que impedem projetos. O progresso em torno dos ZKPs, segundo o relatório, como o 'Nightfall' em desenvolvimento pela Ernst & Young, software de privacidade que permite transações Blockchain via ZKPs, é prioridade para se tornarem amigáveis aos desenvolvedores. O Nightfall foca em aumentar privacidade das transações, ocultando metadados inferidos pela análise da atividade da rede e com meta de desenvolvimento de DApps, aplicativos descentralizados, ao desenvolvimento de ZApps, aplicativos de prova de conhecimento zero. Outro projeto de código aberto que depende de ZKPs para coordenar fluxos de trabalho confidenciais entre empresas é o protocolo de linha de base em que os ZKPs permitem empresas com diferentes sistemas de manutenção de registros sejam sincronizadas de modo verificável, registro por registro, sem compartilhar informações confidenciais. O relatório da Forrester prevê que DeFI ou Finanças Descentralizadas, afetarão negativamente a adoção de blockchain público por conta da ascensão do DeFi em 2020 levar a atividades questionáveis em redes públicas como Ethereum, reassociando Blockchains com criptomoedas alienando tomadores de decisão e risco. Embora discorde, a SAP e Coke One North America diz que organizações logo verão Blockchains públicos da mesma forma que fazem na internet, ou, grande parte do mercado é jogo, à medida que 'Enterprise DeFi' se torna realidade sendo que Blockchains públicos provarão ser melhores para casos de uso financeiro.
Moral da Nota: o CEO da IBM Blockchain sobre a previsão que 30% da Blockchain empresarial entrará em produção, é consistente com o que a IBM viu nos clientes até aqui pois a pandemia coloca stress nas cadeias de abastecimento, daí, a necessidade em acelerar transformação digital com expansão de projetos blockchain existentes e novos. A plataforma blockchain da IBM usa ZKPs para preservar privacidade dos dados, além de esquemas criptográficos relacionados como cálculos multipartidários seguros permitindo análises confiáveis de privacidade junto a dados de IA na Blockchain. Por fim, o relatório da Forrester observa que a IBM será uma das plataformas Blockchain mais amplamente usadas em projetos prontos para produção em 2021.