O projeto blockchain QualiSig, parceria público-privada blockchain austríaca, combate Covid através de três protótipos inserido em 26 milhões de euros alocados à 45 startups diversas no combate a pandemia, fundo, que alocou 67.300 euros no projeto QualiSig. A tecnologia que alimenta Bitcoin, criptomoedas e blockchain, elogiada por desenvolvedores pela capacidade de transformar setores e utilizada pela QualiSig no combate a pandemia e, em segundo plano, otimiza serviços públicos lançando bases de sustentabilidade. A QualiSig é projeto blockchain austríaco apelidado de “sistema de segurança para tráfego eletrônico de dados”, visa garantir maior grau de segurança na prevenção e controle da Covid-19 fornecendo comunicação segura entre governo e cidadãos. Desenvolvido pela A-Trust GmbH com contribuições do instituto de pesquisa Donau-Universität Krems, executado na cadeia filho Ignis, parte da cadeia de blocos Ardour da empresa de software Jelurida, agora, com apoio da administração austríaca a QualiSig faz parte da resposta à crise.
Foram identificados usos potenciais da QualiSig, como permitir que funcionários-chave realizem exames de sangue de porta em porta e testes de PCR não anunciados em áreas de surto. Três protótipos Qualisig como soluções de formato aberto registradas, como o pessoal de porta em porta ter identidades confirmadas por cidadãos digitalizando código QR com smartphone garantindo que são profissionais genuínos de saúde. Dados confidenciais como resultados de testes de PCR armazenados em arquivo seguro, visualizado por assinatura digital na interface. Fake news serão evitadas com informações verdadeiras ao público neutralizando desinformação, armazenadas em tokens blockchain não criptografados e, exibido no site da empresa ao lado da assinatura do autor confirmando a validade. Além disso, permite comunicação e integração a aplicativos relevantes como combinar resultado de teste Covid com passagem aérea usando a Apple Wallet. Facilita comunicação de Dados confidenciais como solicitações de PCR Covid ou testes de anticorpos entre governo e cidadãos, protegidos da interferência de terceiros graças à criptografia blockchain.
Moral da Nota: são 41 países com programas blockchain apoiados pelo estado em campos variando da agricultura à medicina; aqui, alguns projetos. Os EUA abrigam blockchain no escudo de segurança cibernética da DARPA e o Naval Air Systems ’Fleet Readiness Center', além do Serviço Postal planejar blockchain autenticando informações do usuário. O Her Majesty's Land Registry no Reino Unido, criou plataforma de gerenciamento de ativos digitais investigando impacto blockchain no setor imobiliário, além de rede blockchain de compras públicas integrando a tecnologia nas atividades agrícolas. O projeto The Smart Dubai nos EAU aproveita blockchain criando banco de dados de "roteiro estratégico" de métricas-chave, buscando tornar Dubai uma cidade melhor. Na China um dos mais interessantes projetos blockchain é o reflorestamento de 6.667 hectares com base em Xiong'an, projetado para gerenciar ciclo de vida das árvores combatendo mudanças climáticas. Na África, inovações Blockchain se espalham como na Libéria onde o Ministério das Finanças assinou MoU com empresa blockchain para digitalizar serviços governamentais criando plataformas de governo eletrônico.