Rotterdam insere blockchain e IA em sistema descentralizado de comercialização de energia renovável, melhorando utilização da geração solar local em 92%. A Blocklab, subsidiária da blockchain do Porto de Rotterdam, testa sistema de comercialização de eletricidade descentralizado reduzindo custos e otimizando uso de energia renovável na sua microrrede. Denominado Distro, foi desenvolvido em parceria entre a Blocklab e S&P Global Platts estando operacional como teste. A Distro através da blockchain, contratos inteligentes e inteligência artificial dá suporte ao comércio descentralizado e da alta frequência de energia renovável por consumidores comerciais, procurando otimizar e gerenciar o uso de energia, atendendo demanda com energia intermitente gerada por diversas fontes especificamente solar e armazenamento por bateria.
Ainda em relação ao porto de Roterdam, foi lançado piloto blockchain buscando melhorar segurança e eficiência no manuseio de contêineres. O aplicativo blockchain Secure Container Release, substitui o código PIN tradicional por sinal digital e dependendo da porta, o sistema de código PIN atual requer processamento manual sujeito a erros e atrasos. A solução digital, considerada menos vulnerável a fraudes, torna o manuseio de contêineres mais eficiente e seguro por conta da parceria com o desenvolvedor de aplicativos T-Mining, envolvendo gigantes do transporte como CMA-CGM, Hapag-Lloyd, MSC, ONE-Line, Hutchison Ports ECT Rotterdam, Rotterdam Fruit Wharf, Milestone Fresh, VTO e Portmade. O projeto piloto envolve direitos de coleta à importação de contêineres apresentados como token digital blockchain em vez de código PIN, sendo que o token funciona como bastão digital passando de uma parte a outra. A tecnologia Blockchain impede que a autorização emitida por empresa de transporte seja roubada ou copiada ao longo do caminho, daí, o operador do terminal terá certeza que o contêiner foi liberado ao condutor correto através do token exclusivo que também é confidencial, portanto, protege detalhes sobre a cadeia evitando que relacionamentos comerciais sejam expostos no processo.
Moral da Nota: em relação a energia renovável em Roterdam, o participante do mercado é designado a um comerciante de energia de IA que aprende seu comportamento, escolhas e necessidades, fornecendo energia a preço ideal. Compradores e vendedores de energia acessam preços localizados e dinâmicos sendo o sistema projetado para desencorajar consumo excessivo de energia quando a geração é baixa, oferecendo preços mais baixos quando o fornecimento é abundante. A Blocklab informa que o sistema é baseado em "práticas comprovadas nos mercados financeiros e de commodities", otimizadas pela IA equilibrando automaticamente oferta e demanda. O teste envolveu 20 milhões de transações validadas, liberadas e liquidadas por blockchain, reduzindo cumulativamente em 11% o custo ao usuário comercial, melhorando 14% receitas dos produtores locais de energia renovável.
Em tempo: Contratos inteligentes são usados na negociação de alta frequência fazendo cumprir regras do mercado, validando transações e gerenciando identidades digitais. Propriedades imutáveis e transparentes da blockchain, associadas a provisões para privacidade e verificação de criptografia atendendo requisitos de auditoria da indústria, são base da Blocklab e S&P Global Platts.