quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O pós pandemia

Os avanços tecnológicos devem transformar o estilo de vida em 2021 focados na Realidade Aumentada, 5G e Realidade Virtual. A Frog, empresa direcionada em design, inovação e estratégia, lançou o ‘2021 Annual Trend Report’ destacando transformações no período de confinamento em que a tecnologia participa mais ativamente na vida cotitdiana. Destaca experiências como resultado de mudanças do período que devem permanecer na pós-pandemia. O home office emerge como viabilidade em experiências mais envolventes projetadas à funcionários remotos e, para não perder o sentimento de conexão com colegas de trabalho, 5G, Realidade Aumentada e Realidade Virtual seriam os responsáveis ​​por fazer acontecer. O diretor Associado de Design da Frog Milan, avisa que “a tecnologia começa integrar o mobiliário doméstico permitindo videoconferências e compartilhamento do espaço virtual”.

No pós pandemia teremos a vacinação em massa, com soluções incorporadas na tecnologia visando eficiência. Neste conceito, um Hospital cipriota rastreia registros de modo seguro e imutável armazenando os primeiros 100 registros de vacinação de Covid-19 na cadeia de blocos VeChain Thor. A VeChain, plataforma descentralizada de gerenciamento da cadeia de suprimentos, tornou-se mais importante pós eclosão da pandemia em Wuhan. Manter registros médicos precisos, teoricamente garante 'qualidade e validade' dos resultados, impossibilitando manipular blockchains imutáveis como por exemplo a plataforma VeThor da VeChain que oferece métodos de rastreamento, um deles, o de temperatura. A vacina Covid-19 necessita permanência em temperatura baixa para manter eficácia e segundo a Moderna, as temperaturas são mais baixas que a de geladeira comum. A VeChain afirma que usuários podem rastrear a vida útil de um produto na cadeia de suprimentos, garantindo autenticidade e certificando-se que as etapas necessárias foram cumpridas para entrega de produto de qualidade. Tal modelo pode ser aplicado a outros produtos como alimentos, bens de luxo, medicamentos, itens colecionáveis ou qualquer coisa que necessite autenticidade verificável.

Moral da Nota: a tecnologia promoverá no futuro experiências online e offline personalizadas, via ferramentas como Realidade Virtual ou Implantes Neurais, exatamente como parece, este último com papel base na forma como aprendemos, comunicamos e trabalhamos. Nesta trilha, a Arábia Saudita vai construir La Línea, cidade com carbono zero aninhada na natureza, buscando aumentar convivência e eliminando emissões de carbono em Neom, zona industrial e comercial a noroeste da península Arábica ao largo do Golfo de Aqaba, no valor de US$ 500 bilhões, diversificando a economia baseada no petróleo. Denominada “The Line”, espaço urbano linear hiperconectado se estendendo 170 quilômetros, abrigando até 1 milhão de habitantes e “operando com energia 100% verde”, a construção começa no primeiro trimestre deste ano, acrescendo US$ 48 bilhões ao PIB saudita e 380 mil empregos. As vantagens destacadas são translados de pessoas no máximo em 20 minutos no transporte público e caminhadas no máximo em 5 minutos até residências, espaços de trabalho e lazer, alimentada com energia renovável ​​e convivência com a natureza.