Estudo da ClarkeModet aponta Blockchain e Inteligência Artificial como tendência no México em 2021, decorrente a Lei Federal de Proteção à Propriedade Industrial. Informado no portal "Em linha direta" detalhou que “2020 trouxe mudanças nos setores das empresas em termos de vendas, administração, estratégias internas necessitando implementar ferramentas para gerir inovação de forma estratégica, protegendo-se e facilitando o processo de adaptação ao novo normal”. A ClarkeModet, empresa especializada em Propriedade Intelectual, destacou que “através da Blockchain é possível fazer registro com informações precisas do processo de inovação do produto, da criação a entrada no mercado”. Sobre inteligência artificial, destaca que “IA são algoritmos criados com intenção pelo sistema tentando imitar o pensamento, capacidades e inteligência humana, reduzindo a margem de erro ao buscar e verificar patenteabilidade ou registro. Por sua natureza será relevante em setores como finanças, manufatura, farmacêutico e pesquisa em desenvolvimento”.
Na trilha da inovação, a Samsung é parceira da IBM combinando redes privadas 5G com computação de ponta. Combinará "computação de ponta" via realidade aumentada e aprendizado de máquina para analisar big data coletados em fábrica, plataforma de petróleo ou escritório, antes de passar à servidores remotos na "nuvem". Para isso, segundo a Samsung, necessita transferência de dados rápidos do tipo fornecido pelos sinais 5G, com "a ideia de conectar no limite e executar aplicativos de processamento rápido à empresas, em tempo real ou semi-real". O equipamento da Samsung cobre várias bandas do espectro 5G será alimentado pela nuvem da IBM incluindo plataforma de ponta, serviços de integração e produtos de inteligência artificial. A IBM lançou plataforma em nuvem voltada à operadoras de telecomunicações que implantam redes 5G na tecnologia da empresa de software Red Hat, envolvendo 35 parceiros incluindo fornecedores de equipamentos de rede além de software Samsung e Nokia para construir ecossistema.
Moral da Nota: a nova Lei Federal de Proteção à Propriedade Industrial no México, um dos requisitos para a entrada em vigor do T-MEC, tratado entre EUA, México, e Canadá, segundo a ClarkModet "as empresas necessitam implementar ferramentas para gerir a inovação de forma estratégica, facilitando o processo de adaptação". A Blockchain, tecnologia de bloco usada para proteger segredos comerciais e direitos autorais “é possível fazer registro com informações precisas do processo de inovação de um produto" permitindo estudo de patenteabilidade, ou, investigação onde são verificadas patentes relacionadas a inovação de modo garantir que nenhuma das patentes interfira no registro de nova tecnologia. Por fim, a Verizon assinou acordos com a Microsoft e Nokia para explorar o aumento na demanda de empresas pela utilização de novas ferramentas, à medida que o 5G se torna onipresente.