A estratégia chinesa de recuperar o atraso econômico e social, se insere em formas pragmáticas implantando infraestrutura digital na economia pela implementação da tecnologia blockchain. Os chineses advogam que “construir a estrada é o primeiro passo para se tornar rico” e nesta ideia ao lado dos asiáticos, usam a infraestrutura para impulsionar a economia com a China provavelmente o mais agressivo player. O gasto médio anual chinês em infraestrutura chega a 8,3% do produto interno bruto de 2010 a 2015, de acordo com dados do Statista. No últimos 20 anos o país construiu o maior número de rodovias e ferrovias de alta velocidade, decidindo estender o desenvolvimento da infraestrutura à dimensão digital. O plano "nova infraestrutura" da China inclui blockchain, 5G, inteligência artificial e computação em nuvem como infraestrutura de informação.
A pesquisa blockchain e moedas digitais na China, remete a 2014 quando o banco central chinês formou o grupo especial de estudo para pesquisa da viabilidade da emissão de moedas digitais. No início, antes de emergir a Blockchain, cada partícipe da rede só podia usar seu próprio banco de dados e a medida que aumentou o número de usuários, cresceu de modo exponencial a validação da demanda de dados levando a alto custo e ineficiência. Surge a partir daí o conceito de unificar o banco de dados, reduzindo a frequência e o custo das interações entre participantes. A tecnologia Blockchain é um banco de dados público à prova de violação registrando operações e dados desde o primeiro dia, sendo que a confiança no estado do razão dispensa a verificação das informações por ator específico. O velho método de auditores buscando e reconciliando dados de pontos diversos é substituída pela blockchain, ou, potencialmente, reguladores entram e usam a cadeia de blocos como fonte original de informações.
Moral da Nota: a blockchain permite a criação de aplicativos que antes não existiriam, sendo que a China tem visão própria no uso da tecnologia DLT buscando encorajar o compartilhamento de dados, tornando empresas mais eficientes, estabelecendo melhores sistemas de crédito em vários setores, incluindo Iot, gestão da cadeia de suprimentos e serviços governamentais. A tecnologia Blockchain é combinação de tecnologias maduras existentes, como criptografia assimétrica, algoritmo de consenso, carimbo data/hora e etc. Isto é corroborado na mais recente patente divulgada do yuan digital DC/EP que integra criptografia assimétrica, saída de transação não gasta e contratos inteligentes.