A Chainlink é a plataforma projetada para conectar tecnologia de contratos inteligentes com o mundo real, através de seu token $ LINK. Fundada em 2013 nas Ilhas Cayman foi criada com a SmartContract como estabelecimento DeFi que lida com blockchain, servindo como intermediário conectando origens de dados regulares e métodos blockchain tecnológicos. Chainlink avaliada em US$ 6 bilhões representa rede de fonte de dados descentralizada, com sistema on-chain para que partes externas conectem a uma rede de aproximação de dados e um sistema off-chain para mecanismos de consenso. O sistema Chainlink se dvide em três componentes ou Contrato de Reputação responsável por acompanhar desempenho do serviço oracle, o Contrato de correspondência de pedidos responsável por receber lances dos provedores oracle, aceitando e registrando acordos de nível de serviço, SLA e por fim, o Contrato de agregação que coleta resultados dos lances daqueles que empregam a fonte de dados e os envia no contrato de reputação.
Considera-se a blockchain como representação de conexões criptográficas de blocos, cada um incorporado a dados matemáticos do primeiro, sendo resistentes a adulterações, garantindo informações seguras e criada em 2008 para funcionar como livro geral de transações ou arquivo bitcoin. Além disso, Smart Contracts são protocolos de programa projetados para agir quando configurações predefinidas são obtidas operando como sistema bidirecional, eliminando necessidade de parte externa para verificação, automatizados, ótimos para executar transações transparentes pelo público. Outra vantagem de emprego desta opção de serviço é devido invulnerabilidade a adulteração, uma vez criados, nem mesmo quem os criou pode interferir no processo. As informações são obtidas de fontes de dados ou APIs geralmente chamadas de 'Oráculos'. O problema é que os contratos inteligentes só podem executar o que lhes foi fornecido significando que caso forem alimentados com códigos ruins ou dados corrompidos, serão processados da mesma forma que os códigos e dados bons com a diferença no resultado mostrando 'incorreto' em vez do que era inicialmente esperado.
Moral da Nota: o que tornou a Chainlink popular é o modo que encontraram para resolver problemas no uso de Oráculos, descobrindo como se comunicar adequadamente sem comprometer o valor ou a qualidade dos dados transmitidos. O processo envolve desenvolvimento de vários nós solitários atuando como contratos inteligentes individuais e, em seguida, servem como elo entre o contrato inteligente principal e a fonte de dados. Este método é importante e eficaz na aplicação em diversas esferas da economia como Títulos e Seguros. Outro problema contornado pela Chainlink foi a incapacidade de outros serviços de contratos inteligentes enviar dados à redes externas. O serviço Chainlink envia dados para serviços como redes de pagamento, desde que verificado como contrato à prova de violação.