A Groupe Renault de carros de luxo, testou blockchain visando facilitar certificação da conformidade dos componentes do veículo. O Extended Compliance End-to-End Distributed, conhecido como XCEED, é parceria da Renault com empresas desenvolvendo solução na cadeia de suprimentos blockchain. Baseado na rede Hyperledger Fabric, implementado com a IBM, rastreia e certifica conformidade regulamentar dos componentes do veículo, testado na fábrica de Douai processando mais de um milhão de documentos com 500 transações por segundo. O XCEED compartilha informações de conformidade entre fabricantes de peças e carros, com a plataforma acelerando troca de informações em tempo real e criando rede confiável de compartilhamento de dados com confidencialidade. Através do XCEED, a blockchain cria rede confiável compartilhando informações de conformidade entre fabricantes de peças e fabricantes de veículos. Lançado em 2019, resulta do trabalho colaborativo dos sócios na indústria automotiva, Continental, Faurecia, Plastic Omnium e Saint-Gobain, parceiros da Reanult no projeto, marcando abordagem multiempresa no compartilhamento de dados e gerenciamento de projetos.
O XCEED é projetado e implementado permitindo capacidade de resposta e eficiência no momento de rigor regulatório. Vigoram novos regulamentos de fiscalização de mercado a partir de 1º de setembro, introduzindo controles regulatórios aprimorados à veículos já no mercado. Toda a cadeia produtiva tem que ajustar a estrutura respondendo autoridades regulatórias em prazos mais curtos. A Diretiva da UE 2007/46/EC, revisada em 2020, estabelece monitoramento de novos veículos e peças para atender padrões de segurança e ambientais, com ajuste da cadeia produtiva em prazos curtos estabelecidos na política. Através da blockchain ‘Hyperledger Fabric’ implementada em colaboração com a IBM, o projeto XCEED rastreia e certifica conformidade regulatória de componentes e subcomponentes do veículo. Segundo a empresa, a necessidade de solução de conformidade vem à medida que regulamentações de vigilância de mercado são implementadas.
Moral da Nota: a Renault, BMW, GM e Ford além da IBM, Hyperledger, Bosch e IOTA, trabalham na Mobility Open Blockchain Initiative, MOBI, em banco de dados de números de identidade de veículos blockchain. A Blockchain permite informações compartilhadas e rastreadas por diversos atores, garantindo competitividade e excelência na indústria automotiva, acelerando processo de compartilhamento de informações em tempo real oferecendo eficiência na rede distribuída em vez de centralizada. A descentralização da blockchain permite cada parte manter controle e confidencialidade dos dados sem comprometer integridade, aumentando segurança e confidencialidade.