sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Gestão sustentável de recursos

A manutenção dos ecossistemas terrestres e biodiversidade, objetivo 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, é a promoção até 2030 do combate à desertificação e degradação dos ecosistemas. Estimativas recentes, indicam que 27% da perda florestal no mundo é atribuída à mudança permanente no uso da terra à produção de produtos básicos como agricultura ou mineração. A perda de florestas no planeta não ocorre homogeneamente com a América Latina e Sudeste Asiático mais afetadas, enquanto as florestas temperadas e boreais no hemisfério norte têm taxa quase nula. A Meta 15 do ODS inclui necessidade de acabar o desmatamento, gerenciando de modo sustentável as florestas, recuperando as degradadas. O uso do território se liga a sustentabilidade ao passo que utilizar a floresta de modo insustentável causa desmatamento e consequente desertificação.

A QuarkChain, empresa blockchain, parceira do Departamento Ecológico da Província Shanxi na China, gerencia recursos de construção desenvolvendo em conjunto plataforma de governança ambiental blockchain, EGPB, usada pela administração local no gerenciamento e comércio de recursos de construção. Embora materiais de construção se localizem em área específica, são distribuídos em diversos lugares criando um sistema de gerenciamento que possa supervisionar melhor  desenvolvimento e uso dos recursos. O EGPB rastreia recursos ao longo da cadeia de suprimentos, sendo os operadores de nós da rede responsáveis ​​pela supervisão do mercado incluindo partícipes da mineração de areia, transporte, comércio e profissionais da indústria. A tecnologia Blockchain se aplica para rastrear cadeias de suprimentos globalmente. O rastreamento de dados que não podem ser modificados, torna difícil a falsificação e roubo de mercadorias. Os departamentos governamentais compartilharão informações supervisionando exploração e transporte de recursos.

Moral da Nota: o objetivo 6 do ODS é aumentar o uso dos recursos hídricos, reduzindo pegada hídrica no enfrentamento de problemas causados ​​pela escassez de água. O resultado do desenvolvimento insustentável e fatores como intensificação agrícola e desertificação emergem escassez hídrica, vista na falta de acesso à quantidade necessária e de qualidade aceitável e em 2050, 25% da população mundial viverá sob seus efeitos cronicos. Outros recursos ameaçados pela degradação e poluição, além das mudanças climáticas, estão nos oceanos e atmosfera, estes, com solos e águas continentais igualmente necessários à manutenção da vida. O esgotamento progressivo dos recursos naturais piora nas próximas décadas, tornando urgente a necessidade de usar e gerenciar recursos naturais de modo sustentável buscando alcançar equilíbrio entre crescimento econômico e demográfico, bem-estar social e manutenção dos ecossistemas.