sábado, 19 de setembro de 2020

Ártico, economia e Clima

O governo russo estabelece estratégia de 15 anos “fundamentos da política estatal no Ártico até 2035”, rico em energia, buscando atrair e desenvolver infraestrutura em ambiente vulnerável. Aumentar a qualidade de vida da população local acelerando o desenvolvimento econômico com infraestrutura e tecnologia, através de investimento privado em energia é o foco do governo. Moscou planeja projetos de energia usando a rota do Mar do Norte para exportar petróleo e gás à mercados estrangeiros, cada vez mais livre de gelo. Com vastas regiões dentro do círculo Polar Ártico onde será construída a maior parte da nova infraestrutura, foi adaptada ao permafrost nas  duras condições da região. No entanto, a Rússia é um dos países mais vulneráveis ​​ao aquecimento global com inundações e incêndios florestais além do derretimento dos permafrost ou terras eternamente geladas e o consequente vazamento de gás metano. Soluções científicas e de engenharia buscam "evitar danos à infraestrutura pelas mudanças climáticas globais" que ocorrem mais rapidamente nas latitudes do norte. O governo russo delineou planos de comunicação por fibra óptica subaquática ao longo da rota do Mar do Norte, com novas passagens fronteiriças, incentivando cooperação com vizinhos e equipando o serviço de fronteira com modernos porta-aviões da classe gelo.

Na conferência do Valdai Discussion Club, o presidente russo demonstrou interesse em concectar portos da costa ártica russa a portos no Oceano Índico, parte do principal projeto da Passagem Latitudinal do Norte visando aumentar remessas pelas águas do Ártico russo. Ásia e Oriente Médio foram destaque na conferência 'Desenvolvimento da Infraestrutura', parte essencial das negociações, sendo que mais de 700 kms de ferrovias serão construídos. Ministérios do governo afirmaram que a Passagem Latitudinal Norte será concluída em 2024 e até 2025, volumes de mercadorias na nova ferrovia aumentarão os embarques na rota do Mar do Norte em 8 milhões de toneladas. Uma linha ferroviária de 170 quilômetros se conectará a linha para Bovanenkovo, centro de gás natural da região, com a Passagem Latitudinal Norte incluindo construção de uma ponte de 17 quilômetros sobre o rio Ob entre Salekhard e Labytnangi e uma linha ferroviária à Novy Urengoy na Sibéria Ocidental. Os investimentos estimados em mais US$ 3,5 bilhões, grande parte, serão cobertos por empresas privadas.

Moral da Nota: parlamentares russos apoiaram a leitura em segunda rodada da legislação que promove incentivos fiscais em projetos de energia no Ártico à investidores. O projeto Ártico está focado na rota entre Ártico, Sibéria e Ásia, com linha ferroviária e porto marítimo na costa norte da península de Yamal conectando portos da Rota do Mar do Norte à portos dos oceanos Pacífico e Índico, através de meios de transporte da Sibéria Oriental e centro da Eurásia.