O portal 'Baguete' avisa que a Gavea Marketplace, startup brasileira selecionada pelo LIFT, Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas do Banco Central, pilota plataforma digital de negociação de commodities blockchain corda da R3, escolhida pela interoperabilidade e agilidade da rede. A plataforma de negociação de commodities é a primeira do mercado brasileiro viabilizando transações "entre vendedores, compradores, partícipes da indústria, automatizando processos desde o trading até o post-trading." Com versões web e mobile, digitaliza processos analógicos de negociações de commodities, inicialmente com operações dos mercados de soja e milho, movimentando mais de US$ 60 milhões/ano. A Gavea lançou a plataforma à grupo restrito, se expandindo em julho como projeto piloto no sul do Brasil e lançamento comercial em setembro de 2020. A plataforma, segundo a Gavea Marketplace, trará "grande redução de burocracia, custos transacionais e operacionais, com desintermediação e redução de paperwork, aumentando a margem dos participantes, segurança e transparência".
Nessa de ‘terras brasilis’ a startup curitibana ‘The Legal Hub', plataforma digital que mede habilidades técnicas e comportamentais dos advogados, oferece cursos na Escola de Inovação Jurídica, debate blockchain e novas tecnologias, alavancando mudanças na área jurídica nacional. O projeto alcançará 16 regionais, a capital gaúcha, Joinville, Londrina e Maringá, com eventos ‘Summit e Evolution’, debatendo temas do mercado do direito como Compliance, Lei Geral de Proteção de Dados, Direito Digital, Soft Skills e Direito para Startups e LegalTechs. A blockchain e novas tecnologias no campo do direito, explorado pelo CNJ, Conselho Nacional de Justiça, que estuda aplicações blockchain na área jurídica e de certificação digital, contratando empresa para realizar curso blockchain voltado ao Hyperledger Fabric.
Moral da Nota: a Chongqing Jinwowo Network Technology Co., Ltda, startup chinesa de tecnologia, colabora com o Comitê da China Mobile Blockchain Association, desenvolvendo o primeiro laboratório conjunto de ecologia blockchain e comércio eletrônico da China. A iniciativa acelera implementação DLT no comércio eletrônico, criando novo ecossistema de negócios blockchain. Permitirá desenvolver laboratório conjunto "Blockchain + E-commerce Ecology" em Chongqing, China, promovendo confiança e transparência no ecossistema de comércio eletrônico da região. Planeja construir a rede blockchain chamada ‘cadeia de ouro’ para resolver problemas de confiança e responsabilidade de fornecedores, escalando comércio eletrônico transfronteiriço e protegendo interesses dos consumidores. Realizará treinamento de pessoal, consultoria em políticas e pesquisa, além de serviços como "incubação de startups, consultoria técnica, treinamento de talentos" etc. Por fim a Koala Haigou, plataforma de comércio eletrônico transfronteiriço da Alibaba, integrou blockchain em seu ecosistema promovendo transparência na cadeia de suprimentos.