quinta-feira, 21 de maio de 2020

Blockchain Report 2020

A CB Insights, empresa de pesquisa com sede em Nova York, divulgou relatório mostrando que startups chinesas aumentaram investimentos em blockchain. Intitulado 'The Blockchain Report 2020' o documento destaca que em 2015, negócios de empresas norte-americanas representavam 51% do crescimento blockchain enquanto empresas chinesas representavam 2%. No entanto, o saldo atual favorece os chineses. Dados de 2019 mostram que negócios por startups nos EUA caíram para 31% do mercado, enquanto a participação de mercado da China cresceu para 22% consolidando-se na esfera blockchain. O relatório CB Insights conclui que o Bitcoin continua a se comportar como ativo de risco não sendo ainda estoque de valor viável, garantindo que empresas constróem e lançam produtos que beneficiam o ecossistema blockchain.
Outro detalhe relevante é o anúncio por especialistas chineses da 6G para 2030. Aliando blockchain e Internet das Coisas o 5G representa revolução na interação social, o 6G ampliará o poder de conectividade e interação entre  dispositivos, de modo que, além da baixa latência 5G o 6G proporcionará mais de 1 Tbps de velocidade de conexão por segundo, além de taxa de dados individual de até 20 Gbps e capacidade de serviço de 100 Gbps/m³, equivalente a conexões 8 mil vezes mais rápidas que o possível com as redes de quinta geração. A ZTE desenvolve 6G para disponibilizar infraestrutura na rede para sinal de rádio inteligente, cobertura inteligente, conectividade tridimensional, sistema de MIMO ou múltiplas entradas e múltiplas saídas, inteligente, topologia e IA sob demanda além de nova comunicação visual. Os trabalhos preliminares devem ser concluídos até 2023 para o início dos testes. No entanto, o Japão declarou estar na corrida pelo 6G pretendendo ter a tecnologia comercialmente desenvolvida antes de 2030. Especialistas avisam que a partir do momento que a 5G estiver disponível no cotidiano das pessoas, será impossível construir uma economia de dados sem uso de blockchain atuando como layer de conectividade entre os diferentes dispositivos. A Tendência deverá ser ainda mais fortalecida com o 6G.
Moral da Nota: dentre as razões por trás dos investimentos chineses na blockchain estão a blockchain como importante inovação independente das principais tecnologias, com maioria dos investimentos blockchain da China se direcionando a implementações empresariais e infraestrutura do governo. No entanto menos dinheiro se gasta no desenvolvimento de soluções DeFi voltadas ao cliente, pois os investidores pensam que talvez não seja o momento certo para apostar em DApps, carteira ou DeFi, tendo regulamentação como uma das principais razões.