terça-feira, 21 de abril de 2020

Perpectivas Blockchain

Relatório da Wipro constatou que três quartos dos executivos consultados consideram blockchain prioridade estratégica às empresas. Sob o título 'Ignore Blockchain por sua conta e risco, mas não conduza cegamente' elaborado pela HFS Research entrevistando 300 executivos seniores, um terço nível C, sobre as atuais e futuras iniciativas blockchain, mais de 95% dos projetos corporativos blockchain concentram-se em áreas como identidade, criptografia, comércio, pagamentos, cadeia de suprimentos e finanças. Descritas como 'nascentes', 'desafiadoras' e 'ambiciosas' com três quartos com menos de dois anos, 14% em fase de produção. O relatório observa que 60% das empresas não estão devidamente esclarecidas sobre blockchain e 30% lutam para começar. Outro relatório da R3 argumenta que as empresas se tornam mais 'inteligentes' em relação a seus projetos e as que em 2018 e 2019 trabalharam em privacidade, desempenho e integração estavam melhor posicionadas ao sucesso em 2020.
A Wipro observou 10 propostas incluindo investimento blockchain em manter correlação entre satisfação do projeto blockchain e o caso de negócios atraente, alinhar partes interessadas e resultado desejado. Em vez de apenas blockchain, soluções integradas resolverão problemas de negócios com mais de 90% dos projetos interligados a outras tecnologias emergentes particularmente IoT e aprendizado de máquina. O Blockchain exige reunião de concorrentes semelhante a prognósticos IoT implementado nas organizações. 
Moral da Nota: iniciativas blockchain em 2020 de provas de conceito à pilotos para 'viver em produção', parece ser o ano da adoção blockchain empresarial resolvendo problemas de negócios do mundo real. A Ernst & Young, EY, ConsenSys e Microsoft unem em protocolo tornando o Ethereum "seguro e eficaz" ao uso corporativo, aumentando velocidade de transação com objetivos organizacionais complexos. A Iniciativa EY, ConsenSys e Microsoft chamada de Protocolo de Linha de Base, em 2019 foram realizados trabalhos em projeto de cadeia de suprimentos de codinome Radish3 utilizando Ethereum público, permitindo cálculo de descontos por volume em tempo real em pedidos de compra, nascendo daí, o Protocolo da Linha de Base. O Projeto Ethereum-Oasis financiado pela Fundação Ethereum e EEA governa o trabalho, que permite colaboração confidencial e complexa entre empresas sem deixar dados sensíveis em cadeia. Busca utilizar blockchain como registro seguro interrompendo mercados de ERP e CRM por falha na sincronização desses sistemas, levando ao que as empresas chamam de "vazamento de valor" em oportunidades de vendas perdidas, estoque perdido, violações de dados e questões regulatórias. Empregar Ethereum Mainnet público como abordagem de linha de base faz sentido, impedindo bloqueios ou restrições de uso pagando apenas pelo que utilizam.