terça-feira, 14 de abril de 2020

McKinsey e o Corona

A McKinsey compilou visão sobre empresas afetadas pela pandemia respondendo ao surto com cinco conjuntos de ações, a saber, proteção da força de trabalho, estabilização da cadeia de suprimentos, envolvimento do cliente, teste de estresse financeiro e integração do centro nervoso, embora algumas empresas afirmem que estão tomando outras medidas. Segundo a consultoria, a segurança dos funcionários é o mais importante embora com mecanismos ainda ineficazes. Países e empresas serão incapazes de alcançar o mesmo controle da pandemia, por exemplo, a China conseguiu e na Europa a transmissão é alta permanecendo localizada. A pesquisa destaca possíveis consequências do Covid-19 para mercados com base em cenários diferentes. Descobriu que um paciente médio de Covid-19 infecta 1,6 a 2,4 outros e maiores de 70 anos apresentam taxas de mortalidade mais altas ou 3-4 vezes superior a média. A partir daí vislumbra cenários às perspectivas econômicas globais.
Em cenário de países com dificuldades na adoção de medidas de contenção, taxa de mortalidade maior que a gripe e com medidas impedindo propagação do vírus garantindo que permaneça em escala localizada, a economia deve se recuperar até fins de abril ou início do segundo trimestre. Outros países sofrerão atraso no final do primeiro semestre de 2020 com economias se recuperando no final do segundo trimestre, mas o crescimento do PIB global em 2020 cai para 1-1,5%. Em cenário de pandemia grave, a McKinsey diz que a economia global pode esperar um choque sério de quase um ano. Os sistemas de saúde podem estar sobrecarregados em países que enfrentam impacto humano em larga escala” que “em última análise, esse cenário resulta em recessão global com crescimento entre -1,5% e 0,5% em 2020”.
Moral da Nota: o estudo da Mckinsey avalia que no cenário base a expansão será contínua nos complexos estabelecidos, bem como a transmissão da comunidade em novos complexos gera redução de 0,3 a 0,7 pontos percentuais no crescimento do PIB global para 2020. A China continua no caminho de recuperação alcançando reinício econômico quase completo em meados do segundo trimestre, apesar dos desafios atuais de permissões lentas e falta de capacidade de trabalhadores migrantes.
Rapidinha: a empresa OneWeb anunciou que “voluntariamente entrou com ação sob o Capítulo 11 do Código de Falências no Tribunal de Falências dos EUA no Distrito Sul de Nova York. A Companhia pretende usar o procedimento para realizar venda de seus negócios maximizando o valor da empresa.” A empresa lançou 74 satélites como parte de sua constelação garantindo valioso espectro global, iniciando o desenvolvimento de diversos terminais de usuários para diferentes mercados de clientes.