O comércio eletrônico bate recorde à medida que americanos movimentam compras on-line. Relatório da SpendingPulse Mastercard, informa que o varejo on-line cresceu 18,8% em relação a 2018, suficiente para bater o recorde de 14,6%. Os consumidores on-line em 2020 gastarão 17% a mais em vestuário, 8,8% a mais em jóias, 10,7% a mais em eletrônicos e 6,9% a mais em lojas de departamento. No geral, as férias aumentarão 3,4% em relação a 2018. O eGifter, serviço de troca de cartões-presente, observou que "viu crescimento nas vendas gerais de criptografia".
A Cryptaur, ecossistema blockchain do Chipre, destaca-se como melhor projeto e-commerce líder em artigos publicados pela ABMCrypto, Global Coin Report e CCN. Vendeu 8.5 bilhões de tokens CPT em 2017 levantando US$ 60 milhões. Fundada em 2017, aumenta eficiência eliminando intermediário de transações sociais e financeiras com ecossistema descentralizado e suporte à transações peer-to-peer, plataformas de pagamento, jogos on-line e etc. Com 90 mil usuários ativos da bolsa CPT, representa uma comunidade de criptografia comprometida. O token CPT comercializado no mundo em várias trocas de criptomoedas, inclui a HitBTC, LATOKEN e Orderbook e casas de câmbio. A Cryptaur se destaca como ecossistema bem concebido que aborda desafios econômicos no mercado.
Moral da Nota: a tendência para e-commerce são blockchains híbridas e segundo a consultoria DoubleNova Group, blockchains híbridas como a Libra do Facebook com versão privada e pública, criariam diferencial aos clientes trazendo confiança às empresas. O principal problema à adoção global de blockchains por e-commerce, segundo a concultoria, está na dificuldade de interoperabilidade entre redes pois blockchains híbridas são redes divididas, uma pública e outra para transações corporativas.