quarta-feira, 1 de abril de 2020

Citigroup e descentralização

O Citigroup dos EUA aumenta investimento na Komgo, startup de financiamento comercial descentralizada no Ethereum, "permitindo que a empresa continue seu desenvolvimento". A plataforma da Komgo foca negociantes de ações, instituições financeiras e que provedores de serviços comerciais se comuniquem através da blockchain. Lançada em 2018, parceira da ConsenSys, otimiza financiamento comercial no mercado de commodities. No passado, a startup conseguiu apoio de várias instituições financeiras líderes, incluindo o ING Group, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e Societe Generale. Tecnologias de contabilidade distribuída criam oportunidades de modernização do financiamento comercial, segundo o Citi, decorrente “a indústria depender da troca e processamento manual de documentos em papel” há mais de um século, sendo que "a blockchain serve como catalisador em auxílio da indústria no processamento de dados eletrônicos". A decisão do Citi em fazer parceria com a Komgo integrando seu mecanismo de negociação à blockchain da startup, decorre de conexões e apoio da Komgo blockchain ao setor financeiro.
Ainda no setor bancário americano, a Reuters avisa que o JPMorgan Chase maior banco dos EUA, negocia fusão da unidade blockchain Quorum com a ConsenSys, hub de incentivo ao desenvolvimento de aplicações na rede Ethereum. O Quorum é plataforma blockchain privada do JPMorgan na administração da rede de pagamentos Interbank Information Network, IIN, englobando mais de 300 bancos. A fusão com a ConsenSys não impactaria na IIN, segundo a Reuters, ou qualquer projeto do JPMorgan no Quorum como emissão da moeda digital para fins de pagamentos blockchain chamada JPMorgan Coin. A fusão, melhor opção ao Quorum segundo a Reuters, decorre de ambas organizações serem baseadas na rede Ethereum com anteriores iniciativas conjuntas. Após a fusão, a ideia é conservar a Quorum e manter a fonte de tecnologia aberta enquanto para a ConsenSys, importante startup blockchain, a fusão aumenta sua divisão de software com negócios de desenvolvimento separado das atividades de risco. O JPMorgan avalia criar fundação de código aberto, lançamento de nova startup ou fusão com outra empresa.
Moral da Nota: a plataforma komgo em Ethereum na lista Blockchain 50 da Forbes, adotada por bancos globais, comerciantes de commodities, empresas de energia e outros atores importantes do ecossistema de financiamento comercial, das cartas de crédito digitalizadas ao compartilhamento de dados resistentes a violações, ajuda simplificar, proteger e padronizar operações no setor tradicional de trade finance, dando suporte blockchain no comércio global. É a primeira solução blockchain ao ecossistema de comércio de commodities, ultrapassando US$ 1 bilhão em financiamento na plataforma, reduzindo tempo de emissão de carta de crédito digital de 10 dias para 1 hora. A komgo trabalha com a ConsenSys acelerando desenvolvimento e simplificando adoção por outros atores institucionais no mercado de commodities.