A Microgrid Knowledge informa que a Green Mountain Power, concessionária de energia de Vermont, parceira da plataforma LO3, startup de energia blockchain, lançam piloto permitindo proprietários de painéis solares vender energia excedente à empresas atendidas pela concessionária. Chamado 'Vermont Green' o projeto iniciou no inverno do hemisfério norte, aberto a 200 clientes, 50 empresas e 150 famílias, que negociarão um crédito local de energia renovável, REC, chamado de Vermont Green Attributes. A LO3 e a Green Mountain Power promovem mercados locais de energia, estabelecendo via plataforma, rede principal à transações locais de energia, além de permitir que proprietários vendam energia renovável diretamente a empresas atendidas pela concessionária Green Mountain Power de Vermont. O programa resultará em 500 MWh em negociações/ano e caso as famílias não supram a demanda pela energia renovável, a concessionária cobrirá com eólicas e 'Cow Power' ou biogás.
O projeto envolve armazenamento de energia, carregadores de veículos elétricos e cargas ou compensações de carbono controladas por termostato. O Vermont Green procura resolver problemas da indústria em alcançar 100% de energia renovável, além da substituição da medição líquida e simplificar compras de energia verde. O processo, segundo as empresas, é orientado pelo mercado baseado em aplicativos aos participantes, com transações entre empresas que desejam mais energia renovável e proprietários de painéis solares que desejam vender sua produção. Através da plataforma de leilão a empresa indica o valor máximo a pagar pela energia solar, liquidado uma vez por dia de modo transparente. Os custos do programa no primeiro ano são US$ 41 mil, relacionados ao desenvolvimento de software e posteriormente hospedagem do mercado.
Moral da Nota: é a primeira vez que se desenvolve nos EUA um mercado local de energia renovável em escala comunitária, regulamentado e comercialmente operado. A LO3 recebeu investimento da Shell com opção de convertê-lo em tokens nativos da LO3, XRG, usados para incentivar a plataforma e necessários para acessar a rede de energia distribuída. A japonesa Marubeni Corporation também parceira da LO3, selecionou sua plataforma de energia como base a projeto piloto blockchain, na busca por aumentar automação e eficiência em ofertas de energia renovável da Marubeni.
Em tempo: é fato por questões geográficas, queiramos ou não, a natureza nos previlegiou em relação ao potencial eólico e solar. O mercado tende naturalmente a procurar as melhores potencialidades em negócios. A prevalecer a atual tendência, corporações que por ventura saíram na frente estarão em vantagem. A hora é de não perder o bonde.