Cerca de 2,7 zettabytes de dados são gerados no universo digital a cada segundo com pespectiva de chegar a 180 zettabytes até 2025. Fornecem informações sobre clientes, operações, comportamento, mercado e concorrência assumindo papel estratégico em decisões e estratégias. Nos EUA empresas farmacêuticas e de biotecnologia desenvolvem medicamentos que buscam aprovação do FDA, daí, patrocinarem estudos clínicos controlados em centros médicos, chamados “locais”. Tais estudos dobraram nos últimos 10 anos decorrente o aumento da medicina personalizada, cada vez mais especializada de remessa e armazenamento.
A LedgerDomain, empresa blockchain Hyperledger em ecossistema corporativo e desempenho em tempo real, estabeleceu parceria com farmacêuticas, fabricantes contratados, organizações de pesquisa, sites acadêmicos e correios para gerenciamento de documentos e pesquisa médica, utilizando o aplicativo blockchain iOS para cadeia de suprimentos farmacêuticos, apresentado no Hyperledger Healthcare Special Interest Group (HC SIG). O DocuSeal é estrutura projetada para autenticação de documentos em blockchain por meio do aplicativo iOS, envia documentos lacrados em armazenamento privado, vinculados a hash exclusivo, imutável, armazenado em blockchain privada podendo ser compartilhado com outros usuários. Possibilita ainda a verificação de autenticidade e ao mesmo tempo, o "direito de ser esquecido" é preservado, pois o armazenamento privado pode ser limpo, enquanto os hashes blockchain são preservados. O Selvagem, servidor de aplicativos blockchain desenvolvido em Golang no Hyperledger Fabric, garante métricas de desempenho em tempo real.
Moral da Nota: o Hyperledger Fabric representa abordagem diversa da blockchain, com foco na privacidade, consequente risco de vazamento de registros dos pacientes de blockchain pública na dark web. O trabalho no Hyperledger Fabric da LedgerDomain se concentra em experiências multithread especializadas, projetadas para conformidade com leis de privacidade de dados e desempenho em escala.