Implementar o voto móvel blockchain ou opção de votar em dispositivo móvel usando a tecnologia blockchain para fins de verificação, em termos de risco de segurança, é tão vulnerável a hackers quanto a tecnologia utilizada na maioria das máquinas de votação. Nessa ideia o partido governista da Federação Russa, Rússia Unida, lançou plataforma em blockchain para voto nas eleições primárias, permitindo votação on-line com contagem na blockchain evitando fraudes. Além disso, o Condado de Utah é a terceira jurisdição dos EUA a adotar votação blockchain nas eleições primárias municipais, juntando assim, a West Virginia e Colorado. Permitirá eleitores elegíveis, participação nas primárias municipais pelo aplicativo especial nos smartphones. O National Cybersecurity Center (NCC) fez auditoria aberta ao público na eleição de Denver, cidade onde a tecnologia foi implantada.
O lançamento pioneiro nos EUA da solução móvel blockchain foi nas primárias de West Virginia em 2018. O piloto da votação em Utah foi colaboração entre a Divisão Eleitoral do Condado de Utah, a plataforma de eleições mobile Voatz, o Tusk Philanthropies e o National Cybersecurity Center. Eleitores elegíveis poderão participar das eleições, optando por votar eletronicamente em seus smartphones preenchendo solicitação de cédula ausente, completando autenticação de identidade e verificação no requerimento Voatz, submetendo a seguir a cédula à eleição. A Voatz é plataforma de eleições móveis movida a tecnologia militar segura e fácil de votar. Lançou na Virgínia Ocidental a primeira solução de votação móvel blockchain e conduziu 40 pilotos de sucesso incluindo eleições federais, estaduais e locais. O Voatz se desenvolveu, segundo a Symantec empresa por trás do sistema Voatz, consequente a baixa participação eleitoral entre militares em serviço no exterior, em que 18% dos 2 milhões que receberam em 2016 cédulas de votação, apenas 11% dos votos foram contabilizados.
Moral da Nota: pesquisa pós-eleitoral em Denver aponta em 100% a preferência pela votação móvel, segura sobre todos os métodos disponíveis, técnicamente possível no celular via blockchain e a prova de fraudes. Democracia é voto em Instituições fortes e estáveis, por conta disso, não devemos abandonar nosso sistema de urnas eletrônicas, mas inserir preferencialmente nos partidos o voto móvel blockchain, principalmente em eleições por escolha de candidatos a cargos majoritários, cujos votantes legalmente inscritos utilizariam o voto móvel blockchain. Evidente que posteriormente o voto móvel blockchain serviria para consulta em temas polêmicos ou de grave divergência, certamente não se tratando de democracia direta mas de impacto na democracia partidária.