segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Energia rural

A startup australiana de energia blockchain Power Ledger, desenvolvedora da tecnologia ponto a ponto (P2P) na blockchain, anuncia projeto-piloto em áreas rurais no oeste da Austrália, fora portanto, de área metropolitana. Tem como objetivo assentamentos e fazendas comerciais distantes, melhorando eficiência da rede elétrica e reduzindo custos associados. A plataforma da Power Ledger facilita o comércio de energia P2P entre partícipes incluindo escritórios, Centro de Visitantes, centro médico e de esportes, piscinas, fazendeiro local, empresa de coberturas, padaria e concessionárias de máquinas agrícolas. O projeto é em parceria com a Innovations Central Midlands e empresas de energia como BSC Solar, Sonnen e CleanTech Energy. O Power Ledger possui projetos ativos nas áreas metropolitanas da Austrália Ocidental e ao redor do mundo, incluindo Áustria, Tailândia, Japão e EUA. Anunciou a conclusão de teste conjunto de sistema blockchain em Osaka no excesso de energia pós tarifa de alimentação, em parceria com a Kansai Electric Power.
Através da plataforma de comércio de energia no Condado de Wongan-Ballidu, a Power Ledger testará a tecnologia em nove locais comerciais e um local no Condado de Moora. Na Austrália, tarifas não compensam financeiramente quem devolve a energia solar não utilizada à rede de energia. A plataforma P2P blockchain do Power Ledger, permite que sites monetizem a energia solar excedente em locais comerciais. O atual sistema de energia australiano é baseado em centrais elétricas de grande escala, enviando energia a consumidores localizados a centenas de quilômetros de distância, exigindo impulso maior de energia nas áreas regionais como Wongan Hills ou Moora. A plataforma tem potencial de economizar milhares de dólares em custos de eletricidade, evitando desperdício de energia em áreas remotas.
Moral da Nota: a Power Ledger informa que a capacidade de geração de energia renovável rural a partir dos telhados residenciais é promissora. Avalia que o sistema de energia existente na Austrália, necessita transição ou enfrentar crescente crise de relevância. O sistema é baseado na sustentabilidade e eficiência energética, vitais nas áreas rurais, onde comunidades compreendem necessidade de auto-suficiência, permitindo otimização da rede, redução de custo e consequente desenvolvimento econômico e social.