A OCDE patrocina o Fórum de Políticas Públicas Blockchain reunindo mais de 100 representantes do ecossistema, acadêmicos e governo. O ecossistema latino-americano foi representado entre outros pela startup argentina RSK Labs, a iniciativa OS City e o ViveLab Bogotá. A RSK Labs apresentou o sistema que será adotado e desenvolvido no blockchain RSK melhorando serviços anticorrupção. O desenvolvimento é através da tecnologia de RSK, garantido transparência nas investigações de casos relacionados a delitos financeiros. Segundo a OCDE foram apresentados a nível de governo 200 casos blockchain e propostas gerais como da Estônia.
A organização internacional composta por 36 países relacionada a políticas econômicas e sociais, utilizará a Blockchain no combate a corrupção. No Fórum em Paris a RSK Labs apresentou projeto de melhorias no desempenho dos sistemas atuais à maior transparência e investigação de delitos, compartilhando contatos administrativos através de sistema de mensuração e base de dados a nível internacional em casos de corrupção. A interoperabilidade do OCDE visa um sistema que substitua a estrutura centralizada por descentralizada como a tecnologia blockchain do RSK, associando informações com marcas de tempo na mostra de dados aos usuários. A implementação blockchain evita que o OCDE confie em terceiros no manejo de informações das investigações.
Moral da Nota: o sistema antigo apresenta bloqueios de comunicação entre organizações, estrutura centralizada e dados atualizados anualmente. A nova rede melhorará o atual sistema da organização proporcionando transparência na investigação de corrupção. O sistema do blockchain RSK, gravará informações em tempo real e certificará imutabilidade através do sistema de registro conhecido como "registro de data e hora", mecanismo blockchain que permite verificar se os dados não foram alterados. Apresenta registro de contatos on-line, sistema de mensagens criptografadas e capacidade de atualizar constantemente os dados de casos de corrupção, sendo a rede auditada em tempo real, recurso que aumenta a transparência.