sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Logística portuária

A Agência Canadense de Serviços de Fronteiras (CBSA) e o Porto de Montreal via Tradelens otimizam o sistema de entrega de mercadorias através da contabilidade distribuída. A CBSA, órgão criado em 2003, supervisiona 1.200 escritórios no Canadá e 39 no exterior. Em Montreal a TradeLens otimizará a administração de 2 mil embarcações, transportando 36 bilhões de toneladas em mercadorias nos 5 terminais em uso. O porto de Montreal é o segundo a aprovar a tecnologia de contabilidade distribuída depois do Porto de Veracruz no México, além de operar linha ferroviária que se beneficiará da parceria. Fornecerá à TradeLens dados sobre movimentos das embarcações e contêineres da Maersk, melhorando processo burocrático tradicional.
Nos EUA através do registro de informações na cadeia de blocos da Hyperledger e IBM Cloud pela Tradelens, reduziu em 40% o tempo de trânsito de mercadorias na linha de produção otimizando custo da operação. A TradeLens está presente desde a comunidade portuária da Baía de Algeciras na Espanha a dois terminais no Chile, Terminal Sul do Pacífico de Valparaíso (TPS) e Terminal Internacional de San Vicente (SVTI) na região de Biobio. Trabalha em conjunto com a autoridade portuária de Valência (PAV) na Espanha, o porto Veracruz modernizado e operado pela Hutchison Ports Icave com blockchain integrado, otimizando operações de importação e exportação em linha com o Porto de Roterdã. Por fim, a Associated British Ports, operadora portuária líder do Reino Unido, acordou com a Marine Transport International, empresa de logística digital, desenvolver blockchain na logística portuária.
Moral da Nota: por conta do crescimento projetado às cidades portuárias da Coréia do Sul consequente sua posição geográfica, Busan prepara-se inserida na tecnologia DLT como maior porto do país e quinto do mundo. Vários portos internacionais constróem soluções blockchain como o PSA de Cingapura, o Porto de San Petersburgo e Halifax no Canadá.