sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Lei de Amara

'Lei de Amara' trata do conceito segundo o qual as pessoas tendem superestimar o efeito de determinada tecnologia no curto prazo e subestimar seu efeito no longo prazo ou períodos mais longos. Pesquisa da Gartner mostra que apenas 1% das empresas adotaram algum tipo de tecnologia blockchain e 8% das organizações planejam no curto prazo experimentar a tecnologia. 77% dos CIOs pesquisados, disseram não ter interesse na tecnologia blockchain nem planejam investigá-la, no entanto a IBM Blockchain lidera concorrentes em investimento e pessoal de campo. De modo geral a Administração Corporativa continua otimista sobre a tecnologia blockchain, porém, estão em declínio nas teleconferências de resultados menções 'blockchain. Segundo a Bloomberg citando a Forrester Research, em 90% dos testes a tecnologia blockchain não se torna parte das operações reais e por conta, as empresas reduziram ambições em 2018 de testes-piloto com podas de projetos. A Gartner prevê que a tecnologia blockchain adicionará 176 bilhões de dólares em valor de negócio até 2025 e mais 3,1 trilhões até 2030, embora as empresas de pesquisa tenham ficado mais pessimistas em relação ao blockchain no curto prazo. 
Um ledger distribuído é um banco de dados compartilhado e sincronizado pela rede de computadores, sendo certificado que se trata de banco de dados preciso. A melhor opção de preservar o registro histórico de dados ao longo do tempo para coisas como 'o envio' é a tecnologia blockchain. A rastreabilidade em tempo real, independendo de terceiros evita conflitos de interesses e associada a redundância do sistema fornece segurança adicional. Há uma tendência ao consenso que cadeias de suprimentos e finanças são promissores na tecnologia blockchain e transformadora nos negócios como a internet tem sido nos processos pessoais. A MasterCard está na corrida de patentes blockchain para aumentar a velocidade das transações de criptomoeda, enquanto a China ultrapassa os EUA e o mundo em patentes blockchain com organizações nacionais depositando 4.435 patentes entre 2013 e 2018 e no mesmo período os EUA pediram 1.833 patentes. A NYSE, Bolsa de Valores de Nova York, lança plataforma global de ativos digitais em blockchain, Bakkt, com o envolvimento da Microsoft, Starbucks e outras marcas. A LG anunciou  projeto blockchain chamado 'Monachain' para melhorar áreas como manufatura, comunicações, finanças e etc.
Moral da Nota: de acordo com a Harvard Business Review, a adoção de tecnologia leva tempo. Cita os casos do e-mail e World Wide Web com o protocolo TCP/IP inventado em 1972 que deslanchou nos anos 90. A tecnologia blockchain não substituirá a economia real pela economia digital, parceira da quarta revolução, transformará a economia real ao lado de acessórios como 5G, IoT etc. Chama atenção, serviços estagnados na economia real não escalados por vários motivos como centralização por exemplo, corrupção, cartelização e etc. O governo da Bahia e Rio Grande do Norte ao digitalizar na blockchain licitações, simplesmente transforma em passado o intermediário que compra barato e vende caro. Órgãos públicos precisam identificar serviços estagnados, atrair parceiros privados, digitalizar a economia com blockchain ao lado de um token de valor para financiar e remunerar serviços,  ganhando assim,  escala.