A Visa lança sistema de pagamento para transações business-to-business (B2B) parcialmente baseado em Blockchain, em parceria com a Fintech FIS operadora de pagamentos eletrônicos Bottomline Technologies e IBM. A plataforma Visa B2B Connect processará pagamentos transfronteiriços sem intermediários à clientes institucionais, agora disponível em 30 mercados e com planejamento em triplicar o alcance do serviço a 90 mercados no mundo em 2019. A empresa entra assim no campo de processamento de pagamentos baseados no Blockchain, em concorrência direta com startups criptográficas como a Ripple.
A liquidação, segundo a empresa, será quase em tempo real para transações B2B sendo a primeira plataforma do tipo não baseada em cartões, eliminando atrito no processo ao simplificar transações entre banco de origem e benficiário, sem intermediação. Por ser rede sem cartão composta por empresas e bancos, permite a realização de transações diretamente entre si enquanto o Visa B2B Connect atua como única conexão entre as entidades que realizam as transações. Sob o ponto de vista tecnológico a plataforma não é rede Blockchain completa, usando contudo elementos da tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) e criando rede interbancária à liquidação de transações comerciais, tendo como desenvolvimento a camada base de código aberto Hyperledger Blockchain da Linux Foundation.
Moral da nota: em transações interbancárias tradicionais podem haver até três intermediários, cada um com taxas e contribuições ao tempo de processamento do processo. As transferências interbancárias transnacionais desenvolvem-se a pleno vapor com o JPMorgan Chase (JPM), através da plataforma de liquidação de pagamentos institucionais Blockchain e em fase de lançamento de cripomoneda estável, 'JPMCoin', facilitando transações entre Corporações. Enquanto isso, bancos do Japão, Europa e Estados Unidos lançam o Fnality Consortium ancorado em 63 milhões de dólares, para utilizar um sistema da USC facilitando pagamentos transfronteiriços envolvendo moedas fiduciárias do mundo.