sexta-feira, 28 de junho de 2019

Mar e Comércio Digital

A Reuters avisa que a MSC, baseada na Suíça e segunda empresa de transportes do mundo, ao lado da francesa CMA CGM, quarta maior de transportes de contêiners, se associaram a Tradelens, plataforma blockchain de transportes, com isto, terão 50% da carga transportada por mar rastreada via tecnologia de contabilidade distribuída ou DLT. Ambas empresas se unem a International Pacific Lines, Zim Integrated Shipping Services e a subsidiária da Maersk Hamburg Sud, agora com quase metade dos dados da carga marítima mundial. A solução TradeLens reduz trabalho em papel, custos e tempo na logística, movimentando 4 trilhões de dólares e 80% do transporte no setor oceânico. Desenvolvida pela IBM e Maersk, recrutou duas das principais empresas de carga marítima pós dificuldades nos primeiros esforços de marketing. 
A agência de noticias informa ainda que a aglutinação de rivais da Maersk à plataforma Tradelens da IBM, numa indústria de margens estreitas para renovações de TI não deve ser subestimada. As dificuldades no convencimento de rivais à plataforma, decorreram por preocupações de posse pela IBM e Maersk de propriedade intelectual em joint venture. Com a adição da CMA CGM e da MS, a TradeLens adquire mais confiabilidade, transparência e colaboração nas cadeias de fornecimento promovendo o comércio global. O conjunto CMA CGM, MSC, Maersk e outras operadoras com a plataforma Tradelens, corresponde em dados disponíveis quase metade da carga de contêineres oceânicos do mundo, permitindo conexão entre partícipes, compartilhamento de informações e colaboração no ecossistema da cadeia de fornecimento de remessas. Com isto, se adquire visão abrangente dos dados colaborando  com movimentos de carga, criando registro seguro e imutável de transações transparentes.
Moral da Nota: a tecnologia blockchain é ideal à grandes redes de dierentes parceiros, segundo as empresas em questão. Com mais de 100 participantes na plataforma, a TradeLens processa mais de 10 milhões de eventos de envio e milhares de documentos por semana. Fornece visão comum de transações gerando confiança aos carregadores, transportadores, agentes de frete, autoridades alfandegárias, autoridades portuárias e provedores de transporte terrestre. A questão do compromisso com os direitos de propriedade de dados e acesso autorizado a eles, garante privacidade e confidencialidade, permitindo usuários colaboração eficiente em tempo real a dados de remessa.