terça-feira, 7 de maio de 2019

Projetos de energia

O Wien Energie, maior fornecedor austríaco de energia, em parceria com a Riddle & Code, empresa de tecnologia blockchain, anunciou carregador para carros elétricos baseado na tecnologia de contabilidade distribuída, DLT. O teste envolve estação de carregamento de veículos elétricos com 'identidade de máquina segura e integrada', dados imutáveis conectando aspectos da cadeia de energia como produtores, medidores inteligentes e consumidores. Os carregadores baseados em DLT farão parte do projeto de pesquisa 'Peer 2 Peer in Quartier', financiado pelo FFG, Agência de Promoção, em  conjunto com a Riddle & Code, Wien Energie e a AIT na Viertel Zwei.
Nos EUA a Amerem, empresa de energia, e a Opus One Solutions, empresa canadense de engenharia e soluções de software, explorarão potencial da tecnologia blockchain no setor de energia limpa. A Amerem atende 2,4 milhões de consumidores de eletricidade e 900 mil de gás, listada entre as 20 maiores empresas de gás e energia elétrica dos EUA em valor de mercado. Prevê-se que a blockchain entre no chamado Mercado de Energia Transativa (TEM) ou microrrede construída com tecnologia Opus One para melhora dos índices de oferta e demanda.
Moral da Nota: a principal empresa de energia do Reino Unido OVO Energy investiu na empresa de blockchain Electron pela divisão de tecnologia, Kaluza. A Electron desenvolverá plataformas e sistemas de energia e seu mercado distribuído. A japonesa Marubeni fez uma parceria com a LO3 empresa de blockchain, na tentativa de aumentar automação e eficiência de sua oferta de energia renovável. A Fujitsu confirmou os resultados positivos em teste blockchain com outro fornecedor japonês de energia, a Eneres. Nos Países Baixos, está em andamento esquema utilizando plataforma de Internet das Coisas da Iota no desenvolvimento de prova de conceito para rede de energia autônoma inteligente.