quarta-feira, 8 de maio de 2019

Altcoin

Altcoins ou alternative coins são criptomoedas ou tokens criados no pós  Bitcoin, daí, todas a exceção do Bitcoin são altcoins. A maior parte é fruto de modificações no código fonte do Bitcoin ou 'hard forks' sendo nada mais que cópias de outras criptomoedas com características de solucionar problemas na esfera cripto. O Ripple (XRP) é protocolo de pagamentos que suporta tokens e processa em poucos segundos com o XRP sua criptomoeda oficial, transações financeiras que levariam dias pelo métodos tradicionais do sistema bancário. Duas altcoins que introduzem soluções em relação ao Bitcoin (BTC) como privacidade nas transações de seus proprietários são o Dash e o Zcash por exemplo. Já o Ethereum (ETH) através de sua plataforma tem a vantagem  na velocidade das transações e na blockchain ou rede Ethereum, permitindo criação e distribuição de aplicações descentralizadas como os contratos inteligentes.
Estimuladas pelas criptomoedas, empresas tradicionais saem da zona de conforto como o caso da Mastercard associada a TAP n Go com múltiplos portfolios criptográficos e fiat em tempo real e associada com Transact Payments Limited (TPL). A parceria fornecerá liquidez ao cartão pré-pago da Mastercard, permitindo conversão de ativos em criptomoedas TAP acessando a moeda fiduciária. Os ativos serão mantidos seguros em carteiras de armazenamento das várias empresas ou contas pessoa física e uma vez feita a conversão, o saldo será cobrado no cartão Mastercard. 
Moral da Nota: a CoinMarketCap avisa que existem circulando mais de 2 mil moedas alternativas ao Bitcoin. A Mastercard tem empreendido associações à projetos de criptomoedas como a integração de um cartão de débito com o Dash, que em consequência teve recuperação de valor.