sexta-feira, 10 de maio de 2019

Digital twin

Surge o conceito de 'digital twin' ou 'gêmeo digital', referindo-se a réplica digital do mundo físico. Tal ideia aparece no relatório 'Tokenização de ativos físicos e impacto de IoT e IA' de Tim Weingartner, professor da Lucerne University of Applied Sciences & Arts, School for Information Technology. Tal espelho consistiria em dispositivos de Internet das Coisas ou Internet of Things ou IoT, Big Data, Tokens representando objetos físicos, além de blockchain como contabilidade de confiança e Inteligência Artificial ou IA.
O relatório informa que blockchain é relevante em transformação digital baseado na confiança, permitindo identificação e tokenização de objetos físicos. Tem grande importância Contratos Inteligentes em blockchain oferecendo ambiente computacional à prova de adulteração, executando automáticamente ações financeiras via criptomoedas. Os Tokens como a blockchain Ethereum (ETH) encontram nesta plataforma importante fonte de criação. Tal plataforma é preferível pelo potencial de linguagem de programação, grande comunidade e implementações funcionando ao lado de modelos de código existentes. A combinação de IoT blockchain permite melhor gestão da cadeia de suprimentos desenvolvendo confiança com crescimento da economia de compartilhamento, troca e monetização de dados, gerenciamento de identidades e automatização. Combinar IA e tecnologia descentralizada democratiza dados, assegura autenticidade, audita contratos inteligentes explicando decisões tomadas pela IA. Robôs e Drones são 'atores do mundo digital' permitindo intervenção digital no mundo físico. 
Moral da Nota: o documento aposta no conceito de 'digital twin' por conta do “devido crescimento exponencial descrito na 'Lei de Moore' e outros estudos, quando o mundo físico será excedido nos próximos anos pelo mundo digital, significando velocidade, crescimento e complexidade aumentando e multiplicando.” Outro relatório também da mesma organização, recomenda desenvolver tecnologia blockchain com introdução de padrões de interoperabilidade e escalabilidade, defendendo sistema de identidade digital em blockchain e versões digitais de moedas nacionais.