O jornal Securities Daily informa que na estação de Futian do metrô de Shenzhen, foi emitida a primeira fatura eletrônica em blockchain da China. Informa que o WeChat, plataforma de mídia social da Tecent com 1 bilhão de usuários, abriu à função de fatura no blockchain. Desenvolvida pelo Departamento de Impostos Municipal de Shenzhen e a Tencent, fornecedora do suporte à tecnologia blockchain via plataforma de mídias sociais WeChat. Ao fim da viagem o código do passageiro do metrô é visto na página de recibos do WeChat Payment. O sistema de fatura eletrônica da Shenzhen City Blockchain, arrecadou 1,33 bilhões de Yuans ou US 200 milhões gerando 170 mil recibos autônomos/dia.
A aplicação do Shenzhen Metrô é a primeira fatura eletrõnica na cadeia de blocos de transporte ferroviário nacional e primeiro passo à implementação de e-invoicing (forma de fatura eletrônica com apresentação e monitoramento de documentos como faturas, ordens de compra, notas de crédito, condições e instruções de pagamento e boletos de remessa) em blockchain. O sistema deverá envolver todo transporte público incluindo 'táxis, ônibus e etc com funções de fatura eletrônica em blockchain online'. A blockchain Tencent anunciou os dados de negócios de fatura eletrônica de blockchain de Shenzhen, cuja cadeia de blocos emitiu mais de um milhão de faturas eletrônicas. A linha Shenzhen de metrô ultrapassou 11 milhões de passageiros e o fluxo médio excede um milhão. Daí enorme demanda por faturas blockchain que atingirá 170 mil autoatendimentos on-line/dia. O relatório financeiro informa que a média diária de negócios sob a linha de pagamento do WeChat aumentou 200% em relação ao ano anterior. Analistas crêem tratar-se de solução de micropagamentos de alta frequência no campo do transporte público.
Moral da Nota: a filial central do Banco Popular da China lançou a fase de testes da 'Plataforma de Blockchain de Trade Finance da Bay Area' visando monitorar atividades em tempo real. BeiShangGuang, abreviatura de Pequim, Xangai e Guangzhou, tornou-se área de legislação e política relacionada à indústria blockchain mais concentrada da China.
Em tempo: nossso vizinho a Argentina informa que o SUBE ou Sistema Único de Boleto Electrônico através do Cartão de Transporte Público, fechou parceria com a Bitex que fornecerá serviços financeiros em blockchain permitindo pagamentos em Bitcoin.