quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

O indianos

O Jornal indiano Economic Times informa que o Ministro da Previdência Social avisou sobre a criação de uma Autoridade de Inovação no governo do estado de Karnataka, buscando proteger empresas de tecnologia amigáveis ao consumidor operando em áreas reguladas. Aí, trocas e comerciantes que aceitam criptografia. Tal decisão decorre de prisões ocorridas nos negócios criptoativos, que serão inseridos sob ação da Autoridade de Inovação como negócios tecnológicos não regulamentados. O Jornal explicou que a criptomoeda não é ilegal na Índia, apenas não têm curso legal no país. 
Por conta de detalhes evolutivos que acabam sendo de difícil compreensão, a empresa de pesquisa Diar informa que os stablecoins vivem aumento significativo  de adoção com base no crescente número de transações na cadeia. De acordo com a Diar quatro grandes stablecoins até agora, USDC, True USD (TUSD), Paxos (PAX) e o dólar da Gemini (GUSD), quebraram a marca de US 5 bilhões em três meses. A Diar observa que a Paxos registrou mais de US 1,8 bilhão na blockchain do Ethereum (ETH) durante os últimos três meses. A cifra é supostamente o dobro do número do USDC desenvolvido em conjunto pela Coinbase, maior exchange norte-americana de criptomoedas, e a Circlechain empresa de pagamentos em blockchain.
Moral da Nota: Desde o alvorecer do Bitcoin há dez anos, com força eventos tem nos surpreendido e talvez o maior deles a forte volatilidade. Em paralalelo, avança o Blockchain com soluções inovadoras e talvez alavancando uma verdadeira revolução digital sob o ponto de vista financeiro e administrativo. Parece que a Cadeia de blocos tem dado sinais da liberdade do Zcash em regimes de pouca transparência como a Venezuela, ainda sem penetração entre os mais necessitados, diverso do ocorrido nos campos de refugiados da ONU. Surpreende o avanço e aceitação pelos negociantes das stablecoins, dentre tantas, a atrelada ao ouro e talvez a menos política e mais independente, coisa que o futuro avisará. Fica faltando conscientizar que a tecnologia veio para ficar, até aqui pouco questionada, que certamente permitirá alavancar soluções ainda em compasso de espera.