A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) através da Comissão para a Informação e Democracia, presidida por Christophe Deloire e Shirin Ebadi, lançou a "Declaração Internacional sobre Informação e Democracia" estabelecendo parâmetros de garantias democráticas. Consiste em seis páginas e divulgada a 5 de novembro de 2018 especificando garantias democráticas de liberdade, independência e pluralismo na globalização, em momento de grandes transformações.
Estabelece os princípios do espaço mundial de comunicação e informação, como um "bem comum de Humanidade," cuja organização deste espaço "é responsabilidade de todos e deve ser levada a cabo através de instituições democráticas." Considera que a Declaração é "referência que permite mobilizar aqueles que se comprometeram a preservar um espaço público livre e pluralista, condição necessária da democracia".
Moral da Nota: a comissão elaborou o seguinte apelo: "Pedimos a líderes políticos de boa vontade de todos os continentes que se mobilizem em favor de modelos democráticos e um debate público aberto em que os cidadãos podem tomar decisões baseadas em fatos. O espaço global de comunicação e informação, que é um bem comum da humanidade, deve ser protegido como tal para favorecer o exercício da liberdade de expressão e opinião, respeitando os princípios do pluralismo, da liberdade, da dignidade e da tolerância, bem como como o ideal da razão e do conhecimento. Pedimos que um compromisso firme seja expresso em 11 de novembro, quando o Fórum de Paris sobre a Paz reúne dezenas de líderes políticos nesta cidade."
Lei a declaração na íntegra aqui: hps://bit.ly/2SUuVP8