sábado, 13 de outubro de 2018

Stablecoin

Stablecoin é uma criptomoeda estável vinculada a ativo estável como o ouro, criptomoeda ou moeda fiduciária e vinculados a um DAO ou Organização Autônoma Descentralizada que pode ser chamada de Corporação Autônoma Descentralizada ou DAC. O DAO consiste em organização representada por regras codificadas como um programa de computador transparente, controlado por acionistas e não influenciado por governo central que controla a emissão e o preço. O preço do stablecoin permanecerá constante por representar quantidade conhecida de um ativo emitido por Autoridade Central ou Organização Autônoma Descentralizada. A emissão pela Autoridade se baseia nas garantias fornecidas, permitindo mais entradas em circulação se a reserva crescer. A diferença entre a utilização do DAO e do emissor Central está no primeiro permitir maior transparência devido a descentralização. Há stablecoin ou criptomoedas estáveis associados ao dólar americano e australiano ou libra esterlina e iene inseridas no negócio de remessas blockchain.
Nessa ideia o gigante japonês da Tecnologia da Informação GMO Internet, lançará moeda criptografada ou stablecoin associada ao iene chamada GMO Japanese Yen (GJY). Sua introdução ajudaria a GMO a liquidar transações além de fazendas de mineração e um banco na Web com o Aozora Bank integrando Blockchain para liquidar acordos transfronteiriços. Já a IBM trabalha com o protocolo Stellar em um token em dólares americanos. Ao passo que a Gemini, a startup Blockchain Paxos e a firma de assinatura do Círculo Criptográfico, anunciaram a liberação no estado de Nova York de suas próprias stablecoins, enquanto o chinês Blockchain Fund da Xiong'An (Grandshores) avaliado em U$ 1 bilhão de dólares, planeja lançar um criptograma ancorado em yen. Como já aconteceu com o dólar e o euro, na Austrália uma parceria entre Bit Trade e a plataforma de emprego Blockchain Emparta terão sua stablecoin respaldada pelo dólar norte-americano.
Moral da Nota: o "cryptoolibra" LBXPeg vinculada a libra esterlina será executada com o padrão ERC-621 da Ethereum. Além de stablecoin terá funções integradas como distribuição de dividendos da empresa aos acionistas por contratos inteligentes que usam o Blockchain Ethereum. O cryptobook terá liquidação de transações no mercado de balcão londrino para trocas que não têm banco fiduciário, seguidas das que desejam pagar dividendos em um cryptobook.