Relatório intitulado “Construindo Cadeias de Blocos para um planeta melhor" publicado pelo FEM ou Fórum Econômico Mundial, descreve mais de 65 casos no uso de Blockchain nos desafios ambientais "mais urgentes." De acordo com o FEM melhoram os esforços com novos modelos de financiamento ambiental, realizam valores financeiros e capital natural via sistema descentralizado mais eficiente e mais limpo, melhorando os processos existentes. Menciona a introdução de soluções novas ou os chamados “game changers,” que transformarão o modo como grandes questões ambientais são gerenciadas. Os “modificadores de jogo” incluem as cadeias de suprimento “transparentes,” os sistemas descentralizados de gerenciamento de energia e água, fontes de captação de recursos sustentáveis, mercados de carbono e etc. O passo seguinte é o estabelecimento de ecossistema “responsável” e “global,” em oposição ao financiamento de projetos separados e específicos.
Avisa o acolhimento da tecnologia por governos incluindo estados membros de UE. Nesta ideia, o parlamento da Ucrânia propôs taxar as operações em 5% pessoas físicas e jurídicas que operam com ativos em moeda virtual como criptomoedas e tokens. Segundo a Trading Economics a partir de 1º de janeiro de 2024 na Ucrânia, os lucros relacionados à cripto das empresas serão taxados em 18% ou taxa básica ao imposto de renda corporativo e pessoal por lá. Tal operação busca retirar operações do mercado cinza, aumentar as receitas do estado adicionando um novo tipo de receita e incentivando o desenvolvimento de atividades relativas à cripto. A nota do governo ucraniano explicativa ao projeto de lei informa que “a introdução de transações com ativos virtuais no campo legal, possibilitará atrair US 43 milhões ao orçamento anual de 2019 a 2024.”
Moral da nota: o FEM sugere como ponto de partida para qualquer iniciativa relacionada a blockchain, que a tecnologia pode resolver um problema específico, que riscos de consequências não intencionais devem ser gerenciados de forma aceitável e acesso a ecossistema funcional disponível às partes interessadas.