domingo, 15 de julho de 2018

Liubliana

No ano 2000 o Parlamento Europeu propôs incentivos fiscais visando promover o ciclismo e abordar problemas relativos ao ambiente e mobilidade. O objetivo seria atingir uma participação modal ou percentagem de pessoas que usam bicicletas para ir ao centro da cidade em 25%, além do aumento do emprego e economia de gastos principalmente na saúde.
Liubliana na Eslovênia é uma das mais ascessíveis ao ciclismo com 133 kms de ciclovias, 13% de participação modal, índice de congestionamento de 16% e como marca símbolo da reforma urbana a pedestreização e regeneração das principais avenidas da cidade. Não é o céu apenas um caminho, pois ocorrem interrupções na rota de ciclismo, as ciclovias em estradas são estreitas e fora dos padrões de conforto e segurança. A manutenção dos caminhos e rotas é problemática gerando conflitos com pedestres devido a elevação nas intervenções e cruzamentos. O inverno dificulta e há falta de crianças devido ao risco.
Moral da nota: no transporte surgem as faixas preferenciais para ônibus ao lado de regras rigorosas de estacionamento, zonas de pedestres, serviços comerciais, cartões inteligentes, compartilhamento de bicicletas com interconexão de rotas. A busca por soluções está aí, não tem mágica.