domingo, 28 de janeiro de 2018

Voltando ao assunto

Na sexta feira dia 26, portanto véspera do dia do Holocausto, o governo da Polônia enviou para votação, projeto de lei proibindo menção a crimes que tenham sido comentidos pelo país durante o Holocausto.
Óbviamente que tal projeto de lei merece mais esclarecimentos, mas a oportunidade da véspera do dia do Holocausto e o atual momento vivido pela Polônia por meio de seu governo e parlamento, falam por si.
O assunto parece inicial, mas deve ser mencionado que na década de 1990, houveram tentativas organizadas na Europa buscando o esquecimento ao Holocausto. Importante lembrar que o governo de Israel reagiu como deveria ter feito, pedindo explicações, mas também é importante lembrar que na década de 90 estava em posição mais adequada para defender a justa memória do Holocausto.
O tipo de governo praticado em Israel, fortalece ou enfraquece posições em defesa da vida, contra a xenofobia, o antisemitismo e o esquecimento. Uma coisa está ligada a outra, como judeu em Israel é judeu em qualquer lugar do mundo mesmo que se queira diferente.