São Paulo emite Carteira de Identidade Nacional, CIN, na blockchain inserida em dispositivos de segurança e usando o número do Cadastro de Pessoas Físicas, CPF, como Registro Geral Nacional. A CIN será o único documento válido nacionalmente a partir de 2032, com isso, acaba a duplicidade de identificação já que é possível ter 27 RGs, porque os sistemas “não conversam entre si”, portanto, a CNI pode reduzir fraudes e, até 2032, o RG continua valendo e sendo emitido pois o documento apresenta um QR Code que permite verificar se é autêntico, se foi furtado ou extraviado, por meio de smartphone. A solução é do Serpro com base em dados da Receita Federal que desenvolveu o b-Cadastro à RF incluindo bases de dados como a de CPF para compartilhamento em blockchain, no caso, a Hyperledger Fabric, sendo que “blockchain desempenha papel fundamental na proteção dos dados pessoais e prevenção de fraudes, proporcionando experiência digital segura ao cidadão”. A emissão é piloto, disponível em 9 pontos da Grande São Paulo, desses, 6 são postos do Poupatempo e 3 unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, IIRGD, da Polícia Civil, em ampliação gradativa. Os estados tinham até 11 de janeiro de 2024 para iniciarem a emissão e, em agosto de 2023, o governo paulista disse que tinha se adequado aos requisitos do governo federal sendo que a CIN apresenta QR Code que verifica autenticidade conhecendo se houve furto ou extravio.
Na ideia de disrupção, a Volkswagen desenvolve empresa de produtos digitais em IA denominada ‘AI Lab’, que funciona como incubadora e centro de competências buscando desenvolver protótipos digitais e transferi-los aos veículos. Explicou que os produtos digitais em IA desempenham papel fundamental ao Grupo e, dentre as aplicações desenvolvidas estarão info entretenimento e navegação, reconhecimento de fala de alto desempenho, recursos avançados do veículo e integração profunda de ecossistemas digitais que “trarão benefícios ao cliente, melhorando experiência do produto”. Identifica ideias de produtos e coordenará internamente em colaboração com o setor tecnológico da Europa, China e América do Norte e, ao adotar esta abordagem, simplifica colaboração com empresas visando maximizar potencial de inovação e velocidade do setor IA cujo objetivo é desenvolver protótipos digitais e transferi-los à implementação nas marcas do Grupo. Otimiza potencial de inovação e velocidade do setor IA para implementação inseridos em Estratégia, Inovação, Digitalização e Programas, no entanto, não fabricará modelos de produção, mas servirá como incubadora do Grupo identificando ideias relacionadas à IA no mundo, desenvolvendo conceitos em conjunto com parceiros quando necessário, produzindo protótipos e contando com especialistas em IA colaborando com as marcas. Esclarece que "o 'AI Lab', combina conhecimento tecnológico, flexibilidade e velocidade em colaboração com parceiros externos, crucial no setor dinâmico da IA", conforme o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Volkswagen e Membro do Comitê Executivo responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, enquanto o Conselho de Administração do AI Lab terá especialistas em IA responsáveis por funções de gestão técnica e o Conselho Fiscal composto por membros dos Conselhos de Administração das marcas Volkswagen, Audi e Porsche.O CEO da Volkswagen-Porsche avisa que as aspirações da nova empresa incluem conexão de automóveis a sistemas externos “oferecendo valor agregado com IA vinculando ecossistemas digitais externos ao veículo, criando experiência de produto cuja colaboração com empresas é de vital importância e, no futuro, simplifica a cooperação em termos organizacionais e culturais.” Indústrias tecnológicas e automotivas tem desafios relacionados à condução autônoma e assistência ao condutor, no entanto, não se registrou aparição de automóvel totalmente autônomo e especialistas acreditam que o desafio da autonomia exige conectividade com a infraestrutura externa que viria no modo de equipar veículos com hardware e software IA para conectar sinais de tráfego, estradas e outros veículos incluindo interconexão de veículos quando viajam pelas mesmas estradas permitindo prevenção de colisões e detecção compartilhada. A Volkswagen indica que o novo AI Lab se concentrará na comunicação veículo a veículo, assim como entretenimento, manutenção preditiva e tecnologias avançadas de carga, com o chefe de investigação e desenvolvimento afirmando que o AI Lab terá poder de realizar seus próprios acordos com empresas tecnológicas "independente dos existentes e outros vínculos na produção em série", indicando que a abordagem da empresa estará na criação rápida de protótipos levando soluções IA à produção mais rapidamente.
Moral da Nota: a Volks pretende trazer produtos IA à veículos e ambiente veicular integrando produtos digitais com IA oferecendo valor acrescentado que vai além dos seus automóveis, vendo potencial no reconhecimento de voz de alto desempenho e serviços que conectam ambientes digitais dos usuários ao veículo. As funções estendidas serão importantes incluindo ciclos de carregamento otimizados por IA à veículos elétricos, manutenção preditiva e ligação em rede de veículos com infraestruturas como as casas dos clientes, ou, “casa inteligente”, além do AI Lab identificar ideias de produtos e desenvolver protótipos sendo que não fabricará modelos de produção mas servirá como incubadora ao Grupo. Identificará ideias de produtos ligados à IA no mundo, desenvolverá conceitos promissores com parceiros e, sempre que necessário, produzirá protótipos iniciais além de contar com especialistas IA trabalhando em colaboração com as marcas com representantes de alto escalão no Conselho Fiscal além do Conselho de Supervisão que permitem comunicação entre parceiros iguais no setor IA, agilizando processos e simplificando colaboração entre indústria e empresas tecnológicas. O Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Volkswagen e Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, esclarece que o “novo ‘AI Lab’, combina conhecimento tecnológico, flexibilidade e velocidade em colaboração com parceiros externos, crucial, no setor de IA” considerando que em andamento estão negociações sobre produtos com empresas internacionais de tecnologia, cujos dados especificados de consumo de combustível e emissões são determinados conforme procedimentos de medição prescritos por lei em que o ciclo de testes WLTP substitui o ciclo de testes NEDC e, portanto, não disponíveis valores NEDC à veículos homologados de novo tipo após essa data, informação, destinando-se à comparação entre tipos de veículos. Equipamentos e acessórios adicionais, componentes adicionais, formatos de pneus, etc, podem alterar parâmetros relevantes do veículo, como peso, resistência ao rolamento e aerodinâmica, afetando o consumo de combustível, consumo de energia, emissões de CO2 e valores de desempenho de condução do veículo, além de condições meteorológicas e de trânsito e o comportamento de condução individual, devido condições de teste mais realistas, o consumo de combustível e as emissões de CO2 medidos de acordo com o WLTP serão, em muitos casos, superiores aos valores medidos de acordo com o NEDC.