Empresas que usam dados telemáticos poderão tomar decisões sobre veículos logísticos nas cidades, começando em Paris, em ambiente de 4,3 milhões de mercadorias entregues por semana devendo crescer para 6,5 milhões até 2030. A Plataforma de dados de mobilidade, Vianova, parceira da Bridgestone Mobility Solutions busca simplificar utilização do meio-fio em Paris com dados de mobilidade. A logística desempenha papel essencial nas cidades, transportando mercadorias e entregas e, ao melhorar gestão, reduz tempos ociosos permitindo entregas elétricas de última milha, diminuindo congestionamento e poluição e aumentando segurança nas estradas. A Vianova e a Bridgestone Mobility Solutions, tem missão de levar futuro sustentável com soluções de mobilidade em dados, trabalham para usar dados telemáticos e informações analisando como veículos de logística se movem e estacionam em Paris.
Os dados serão compartilhados para informar decisões de planejamento, como mapeamento de pontos críticos de segurança, permitindo decisões sobre centros de mobilidade, estacionamento na rua e entregas, transformando como os veículos de logística se movem e estacionam para melhorar segurança, eficiência e sustentabilidade. O software de análise de mobilidade da Vianova utiliza dados de mais de um milhão de veículos conectados/dia para fornecer geointeligência avançada a formuladores de políticas, planejadores urbanos e de transporte, diretores de logística, cientistas de dados compartilhados e colaborativos usando o Data Exchange da Vianova. A Bridgestone Mobility Solutions fornecerá dados anônimos de veículos conectados Webfleet à plataforma da Vianova, processados para gerar informações à Paris analisando tempo de permanência dos veículos comerciais, fornecendo dados sobre fluxos logísticos, sobre locais de entrega, duração das paradas, pontos de acesso e problemáticos. A Vianova aproveitará na micromobilidade compartilhada e conectada transformando conhecimento em inteligência acionável e ajudando a cidade tomar decisões informadas, incluindo onde é melhor instalar centros de entrega para reduzir veículos nas estradas e melhorar a segurança. A parceria entre a Vianova e a Bridgestone Mobility Solutions surgiu de compromisso compartilhado para aumentar segurança viária, criando ruas mais seguras, possibilitando soluções de transporte sustentáveis, encaixando na missão da Vianova como empresa e parte do compromisso E8 da Bridgestone de agregar valor à sociedade, clientes e gerações futuras.
Moral da Nota: a EPA, Agencia Ambiental dos EUA, anuncia regras para limitar poluentes atmosféricos tóxicos de fábricas de produtos químicos e plásticos, pela primeira vez em duas décadas. Considerados por Ativistas ambientais “muito atrasados”, enquanto o administrador da EPA disse tratar-se de “virada de jogo”, utilizando as chaminés do “Beco do Câncer” da Louisiana como pano de fundo para anunciar as regras de redução das emissões tóxicas e nocivas de fábricas de produtos químicos e plásticos no país. As instalações fabris sujeitas aos controles de emissões, de Nova York a Oregon, estão concentradas ao longo da costa do Golfo, na Louisiana e no Texas, com áreas em Kentucky, Ohio e West Virginia, emitindo subprodutos associados ao câncer e riscos à saúde impactando comunidades de cor e bairros brancos de baixa renda. A EPA considera serem “padrões máximos de controle” para limitar a poluição, cujas regras exigem medidas adicionais de controle da poluição para combater riscos à saúde que as comunidades enfrentam, apesar dos controles de poluição existentes, as regras refletem descobertas de pesquisas atuais sobre riscos à saúde de produtos químicos, como o cancerígeno óxido de etileno. O American Chemistry Council, grupo de lobby da indústria química, declarou que as empresas membros “estão comprometidas em ser boas vizinhas e proteger as comunidades e o ambiente” dizendo que desde a década de 1980, “o total de emissões tóxicas” e emissões atmosféricas “nos EUA caíram drasticamente”, mesmo com o crescimento da população e produção econômica bruta. O advogado do Earthjustice explicou que as regras marcam etapa crítica “na proteção das comunidades das maiores e mais perigosas fábricas de produtos químicos do país” e a diretora executiva do Deep South Center for Environmental Justice em Nova Orleans, chamou de “um dia histórico” nos 30 anos que trabalha na área conhecida como Cancer Alley, trecho de 130 milhas ao longo do rio Mississippi pontilhada por mais de 200 instalações industriais, incluindo refinarias de petróleo, fábricas de plásticos, fábricas de produtos químicos etc. Os dados coletados pelo Fundo de Defesa Ambiental mostram que 83% dessas instalações não cumprem a Lei do Ar Limpo, a Lei da Água Limpa ou a lei nacional que exige gerenciamento adequado de resíduos sólidos perigosos e não perigosos.