A Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, é a rede blockchain mais usada do mundo e trás mudanças ao sistema de 'prova de trabalho' mudando à 'prova de aposta'reduzindo o consumo de energia, diminuindo pegada de carbono, aumentando velocidade da rede e se tornando plataforma superior à transações financeiras e comerciais, ou, de 30 transações/seg poderá chegar a 100 mil transações/seg. A lógica por trás do sistema é blockchain segura com incentivo para verificar e cruzar transações coletivamente e, para participar da iniciativa, os players devem estacar 32 fichas Ether com pessoas escolhidas aleatoriamente para se tornarem validadores de um lote de transações, sendo que os validadores compartilharão novos blocos com um grupo de membros escolhidos para serem atestadores no total de 128, sendo que os atestadores revisarão o trabalho ao aceitar ou rejeitar à cada conclusão bem-sucedida, validadores e atestadores serão recompensados com Éter gratuito.
A Ethereum busca processo de bloqueio de quantidades de ETH, criptomoeda nativa do blockchain Ethereum, para em período especificado contribuir com a segurança blockchain e ganhar recompensas de rede. As pessoas ao mostrarem interesse e fazerem isso são chamadas de stakers com a tarefa de armazenar informações, processar e adicionar blocos à Cadeia de Beacon, novo modelo de consenso da Ethereum, com apostadores assumindo funções ativas na rede e recebendo juros sobre moedas apostadas chamadas de éter. O staking Ethereum auxilia gerar receita passiva aos contribuintes e garantem iteração da rede Ethereum, ou, Ethereum 2.0. A blockchain da Proof-of-Stake difere da Proof-of-Work, ao agrupar 32 blocos de transações em cada rodada de validação com duração média de 6,5 minutos, feixes de blocos chamados de épocas. Ao validar o processo, o Beacon Chain agrupa-se em comitês de modo aleatório de 128 e, em seguida, atribui um bloco de fragmentos específico, nesse processo, cada comitê tem um tempo para propor novos blocos e validar transações chamadas slots e ao tomar uma época, 32 slots em cada época significa que 32 comitês necessários para validar o processo. Após o comitê receber um bloco, um membro aleatório do grupo pode propor um novo bloco de transações e os outros 127 membros votam na proposta às transações e, posteriormente, quando a maioria do comitê atestou o novo bloco, é adicionado a blockchain criando link cruzado para confirmar a inserção, aí, o staker escolhido receberá recompensa.
Moral da Nota: as recompensas obtidas por apostadores contam e dependem do número de ETH apostados e do número de validadores na rede, sendo que a taxa de juros anual aumenta quando o pool de ETH apostado diminui. O staking de Ethereum pode abrir oportunidades ao ecossistema blockchain, tornando a Ethereum rede mais amigável agregando valor ao recompensar aposta.