quarta-feira, 29 de março de 2023

Competição e IA

A IA avança com utilização inovadora, ocupando procura por parte de milhões de pessoas em motores de busca para conhecer o alcance da tecnologia. É conceito conhecido há mais de 50 anos e, desde 2012, fala-se cada vez mais sobre aprendizado de máquina, hoje, quase sinônimo de inteligência artificial. O aprendizado de máquina é técnica que permite um algoritmo ao fazer determinada tarefa, modificar seu comportamento com base em dados que foram treinados por humano. Machine Learning é técnica que permite que um algoritmo execute tarefa, modifique seu comportamento baseado nos dados que foi treinado. A diferença entre um produto puramente humano e outro que usa IA é que este último anda mais rápido, o que lhe dá mais valor. Se agiliza prazos de produção, dado que as máquinas podem aprender experiências, adapta-se ter condutas similares às que teriam um ser humano através da capacidade de processamento ilimitada, no sistema de saúde, a tecnologia colabora na detecção precoce de doenças e melhoria de diagnósticos. A IA poderia intervir na forma de estudo e aprendizagem em 80% dos casos que memorizamos algo que esquecemos,  dar passo a abordagem mais prática e focada na experiência do fazer, algo que pode ajudar estudantes.

Outra evolução é o surgimento do Chat GPT, protótipo de chatbot de IA especializado em diálogo, que permite obter resposta, em segundos. A recente popularidade desta armação deve-se ao aparecimento de produtos realmente disruptivos, atrativos que agregam valor e, a partir do conceito de PNL existem produtos novos que chamam a atenção. O Chat GPT, Generative Pre-trained Transformer 3,  é ferramenta que impactou a sociedade e promete mudar o trabalho, o aprendizado e os negócios, tratando-se de plataforma de inteligência artificial que escreve textos e funções com algoritmo de 175 bilhões de parâmetros com capacidade de decifrar qual palavra será usada por uma pessoa em uma conversa. Desde sua rápida massificação, praticamente todas as empresas lançaram suas próprias criações IA, comos tipos de usos e aplicações destacando as melhores ferramentas. É modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI e Microsoft,  considerado um dos melhores desenvolvimentos de linguagem generativa que viaja pelo mundo sendo seu maior avanço o GPT-3, em fase beta, que permite responder perguntas, gerar textos, fazer traduções, retomar livro de texto de modo simples e conversar naturalmente entre outros usos múltiplos. O Google também desenvolveu o  Bert, modelo de linguagem bidirecional treinado com multiplicidade de aplicativos para facilitar a comunicação, principalmente, ferramenta que se destaca por possuir grande variedade de tarefas de processamento de linguagem natural. A Roberta é IA desenvolvido pelo Facebook, considerado  'versão melhorada' do  Bert e amplamente superior em tarefas de processamento de línguagem enquanto o LaMDA é outra das invenções do Google, serviço baseado na nuvem implementado pelo Google Cloud, solução que dá ao usuário flexibilidade no momento de executar seu código e responder a eventos sem ter que se preocupar com administração de servidores ou escalabilidade da infraestrutura subjacente. A China através da Baidu, empresa de inovação, desenvolve o Erni Bot, modelo de linguagem padrão que finge ser usado em ampla variedade de aplicativos de processamento de linguagem natural e, entre outras funções, gerar texto, responder perguntas de forma automática, classificar textos e traduzir.

Moral da Nota: o Artifact é aplicação personalizada de notícias com IA e de conteúdo personalizado disponível para download.  Utiliza IA para gerar conteúdo personalizado, desenvolvida por Kevin Systrom e Mike Krieger, cofundadores do Instagram, que desistiram do  Facebook no final de 2018 para “explorar o novo” da sua “criatividade e curiosidade”. Apresentado como fonte de notícias customizada que usa aprendizado automático à conhecer e entender interesses do usuário, apresenta função semelhante ao TikTok, embora altere vídeos, exibindo textos e artigos de interesse dos usuários conforme a atividade que registraram no uso. A plataforma possui um 'feed' que mostra artigos publicados pelos perfis que seguem o usuário e, para gerar conteúdo personalizado, mostra artigos considerados do interesse do usuário. Permite contatos do usuário visualizando histórico de leitura e revisa 10 notícias ou artigos mostrando estatísticas sobre tópicos que mais interessam aos assinantes. Uma característica é que o Artifact elimina publicações que promovem 'notícias falsas' e sistemas de ML contando tempo que os usuários passam dentro de um artigo.