O secretário-geral da ONU anunciou convocação de conferência da Ambição Climática para setembro de 2023, buscando "ações climáticas, credíveis e sérias" que ajudem reverter a crise ambiental. Coloca como um dos pontos centrais do seu mandato, apelando aos líderes, governos, empresas, cidades, sociedade civil e financiadores por posicionamento forte e efetivo nesse sentido. Alerta que "as alterações climáticas e a perda da biodiversidade são áreas que pode ser difícil encontrar boas notícias, com lacuna global de emissões de gases efeito de estufa em crescimento e os planos climáticos nacionais terrivelmente aquém". Incentivar economias abandonar o carvão e acelerar a energia renovável continua ser algumas das prioridades da ONU, assim como "restaurar a confiança entre o norte e o sul". O objetivo desta nova Conferência é acelerar a ação climática de modo que avance no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
Neste conceito de inovação, a Stellar Development Foundation, SDF, avisa que a organização trabalhará em fornecer ajuda humanitária aos ucranianos, envolvendo parceria com o Alto Comissariado da ONU à Refugiados, ACNUR, para testar sistema de desembolso de dinheiro digital, sistema, desenvolvido pela Stellar, XLM, facilitando envio de ajuda aos afetados pela guerra. A ACNUR é agência da ONU encarregada de proteger refugiados e deslocados por conflitos políticos se responsabilizando por desembolsar recursos para a ajuda humanitária e, a Stellar, por sua vez, se concentrará em fornecer o dinheiro instantaneamente e descentralizado, através do projeto “Stellar Aid Assist”. Contou com parceiros no mercado de transferências, entre eles a Circle, emissora da stablecoin USDC, e a MoneyGram, além do aplicativo de carteira Vibrant que atuará como meio de recebimento dos fundos. Graças à Stellar e ao Vibrant, a ONU enviará dinheiro mais rápido e mais barato que os canais tradicionais e as taxas por meios tradicionais, por exemplo, podem custar até 30% mais caro que por meio de stablecoins, diferença que pode significar entre uma refeição diária ou a compra de mantimentos. Quanto a MoneyGram, a empresa permite que os ucranianos recebam assistência “mesmo que não tenham conta bancária ou cartão de crédito ou débito”. Outra função da empresa é trocar as USDC por dólares ou outra moeda fiduciária, disponível aos ucranianos. Importante lembrar que uma em cada cinco pessoas no mundo obrigadas a viver deslocadas de casa, vive no continente americano, segundo o Alto-Comissário da ONU aos Refugiados, como a Venezuela, onde o número de migrantes e refugiados é contabilizado na casa dos milhões, e a Colômbia, onde os deslocamentos acontecem sobretudo dentro do país. Dados publicados em maio pela ONU, indicam que o número de refugiados e deslocados no mundo já ultrapassou, em 2022, o recorde de 100 milhões de pessoas, mais 10 milhões que no final de 2021. Conceito que poderia ser utilizado entre nós.
Moral da Nota: mesmo aquém das necessidades há avanços como a Argentina que escalará fabricação de lítio em parceria com a China, através da primeira fábrica dedicada à baterias de lítio, necessitando mais de 155 toneladas de equipamentos tecnológicos da China. O Clarín avisa que, a princípio, a produção será destinada a atender demanda de órgãos estatais que utilizam esse tipo de bateria em veículos elétricos. Ainda na questão climática, restaurantes franceses se preparam há meses para implementar regra que entra em vigor em 1º de janeiro e que, para muitos, derrubou modelos de negócios em embalagens e utensílios descartáveis, tanto para comer no local quanto para levar, sendo que as 30 mil lojas de fast-food na França servem seis bilhões de refeições por ano, gerando 180 mil toneladas de resíduos. A lei atraiu críticas da European Paper Packaging Alliance, EPPA, sob o argumenta que a maioria das embalagens de uso único é feita de recursos renováveis e com taxa de reciclagem de 82% na UE, diz que fabricar e lavar itens duráveis consome mais energia e água, contrariando propósito da causa ambiental. A cadeia de sanduíches Subway considera necessário o "esforço de conscientização pública" com operadores de franquias, incluindo cartazes para informar a reutilizar utensílios de mesa. O McDonald's informa que contratará máquina de lavar louça adicional e mais anfitriões para explicar que pratos, facas e garfos devem ser separados do lixo. O Surfrider, Zero Waste France e No Plastic in My Sea, pediram aos clientes que “sancionem as redes que não respeitarem a lei” levando seus negócios para outro lugar.