A Aequantium explica que tokenização de ações e instrumentos de dívida são o futuro da blockchain, parte importante da história dos ativos digitais e presença constante no CoinGeek New York, sendo tokenização a capacidade de tokenizar ações e outros tipos de instrumentos. Aequantium é gestora de fundos futuros de startups que fez acordo com a Tokenized para criar e emitir tokens de investimento e fornecer gerenciamento e serviços inteligentes de contratos. Um contrato futuro é um acordo para comprar ou vender algo em alguma data no futuro a preço predeterminado, sendo que o conceito de Bitcoin é atendido pela Commodity Futures Trading Commission, CFTC, que emitiu parecer sobre o status da cryptomoeda e, conforme a CFTC, é commodity no que diz respeito ao comércio interestadual.
Os mercados financeiros adotam tecnologias disruptivas e com a Blockchain, foca o mercado futuro, "tecnologia nova que pode revolucionar a indústria” sendo que usuários de contratos futuros são principalmente fundos negociados em bolsa, ETFs, especuladores e outros tipos de fundos que tentam fazer hedge de sua posição. A curva de futuros que representa o sentimento futuro dos preços à vista à cada mês de entrega subsequente a medida que esses contratos se aproximam do vencimento, o mercado à vista e os preços futuros convergem, um mecanismo fácil para bens físicos pela simplicidade de arbitragem diferindo no contexto do Bitcoin e blockchain. Segundo a Aequantium, "o fundo pega dinheiro do investidor, coloca-o no mercado futuro para negociar em opções e emite tokens com base para participação" na blockchain, simbolizando participação futura do titular. Trata-se de melhoria em relação às evidências em papéis tradicionais, com um token, o valor líquido do ativo, NAV, é atualizado a cada dia, é mais seguro podendo ser verificado com um explorador de bloco, além da redução do tempo que leva para os investidores receberem sua prova de propriedade.
Moral da Nota: “a melhor parte sobre blockchain é que, com a tecnologia não há trabalho envolvido pós execução da troca, há um ciclo, execução, compensação e liquidação” e “a Blockchain pode forçar o sistema financeiro ser honesto, porque não há pessoas envolvidas na função de compensação e liquidação tornando blockchain parte da sociedade humana". A Aequantium conclui que a “precificação da dívida em blockchain com mercados futuros, pode ser usado como mecanismo de liquidação internacional em vez de títulos do tesouro. Neste momento, se alguém da China e EUA quiser fazer transação internacional um dos países ficará preso ao outro”.