A empresa Insilico Medicine usa IA para acelerar descobertas e desenvolvimento de medicamentos, transformando a pesquisa e o desenvolvimento em terapêutica. A descoberta e o desenvolvimento de novas terapias resultam da quantidade de dados que vasculham em busca da melhor cura, ricos em origem e escopo, originados das sequências genômicas e proteômicas de pacientes reais de saúde. Através de novos candidatos a medicamentos com enorme potencial no uso de IA para assistência médica orientada por dados, no entanto, os avanços da Insilico não foram sem obstáculos, grandes quantidades de dados apresentam desafios únicos em relação à centralização e segurança tendendo a dispersão e isolamento. Cada médico, centro médico e hospital mantém seu próprio silo e, devido regulamentos de privacidade os dados geralmente são compartilhados apenas quando necessário ao atendimento do paciente e o acesso sintetizado é fundamental para que os algoritmos de IA sejam bem-sucedidos.
Existem startups, instituições de pesquisa e médicos, trabalhando para melhorar a vida humana e poderiam se beneficiar dos dados desbloqueados pela blockchain e poder analítico da IA. Um hospital médio gera 760 terabytes de dados/ano e 80% não são estruturados ou estão indisponíveis a pesquisadores, sendo necessário que permaneçam seguros e os pacientes concordem com seu uso. Essa desconexão impede o progresso da medicina e a combinação blockchain e IA desbloqueando os dados para análise facilitando o consentimento do paciente, além de rastrear o uso. Soluções aos problemas de segurança e centralização associados a esse tipo de dados, descobriram blockchain e DLT com imutabilidade das entradas e capacidade de nós descentralizados, contribuírem com registro distribuído compartilhado e oferecendo solução aos problemas associados. A Insilico formou joint venture com a Bitfury, líder blockchain europeia, lançando nova empresa chamada Longenesis visando criar ecossistema de saúde blockchain que leve em consideração requisitos sensíveis dos dados de saúde e necessidades de aplicação da pesquisa em biotecnologia. A Longgenesis projetou ambiente blockchain às partes interessadas do setor de saúde/biotecnologia, incluindo organizações de pacientes, grupos de pesquisa biomédica, parceiros e patrocinadores de pesquisa. A solução Longgenesis é que sempre há um registro de consentimento quando pacientes concordam em compartilhar dados para qualquer finalidade, além da prova imutável de sua permissão. Seu primeiro produto, Curator, é usado por hospitais e organizações de saúde para apresentar de forma segura os dados disponíveis aos pesquisadores sem comprometer privacidade, permitindo pesquisadores revisarem conjuntos de dados. A Longgenesis implantou a solução em hospitais estaduais, biobancos governamentais e outros, trabalho que permite empresas de IA como a Insilico Medicine, acessar dados que podem ser usados para análise de IA levando ao aumento no tratamento e descoberta de medicamentos.
Moral da Nota: a diretora do Stanford Center on Longevity, contribuiu em artigo no Fórum Econômico Mundial sobre implicações sociais de viver uma vida mais longa. A ideia do local de trabalho multigeracional, por exemplo, expandida para incluir cinco ou seis gerações diferentes e espaço de escritório como resultado de funcionários vivendo mais e se aposentando mais tarde, observando que embora velhice seja vista como um período de dependência e vulnerabilidade, essa narrativa está mudando. Novas abordagens sociais enfatizam equilíbrio permanente entre educação, trabalho e descanso e o artigo enfatiza que devemos prestar atenção ao setor de longevidade porque os efeitos de viver uma vida mais longa estão aparecendo em áreas surpreendentes de nossas vidas diárias. Sem blockchain, a IA não possui dados biomédicos protegidos e de origem ética necessários para encontrar novas soluções e sem IA, quantidades de dados protegidos por blockchain permanecem seguras, mas inutilizáveis para pesquisa. O progresso ocorre quando inovações trabalham juntas, assim como iniciativas críticas de saúde pública de décadas passadas tiveram sucesso graças ao advento da World Wide Web, daí, o objetivo deve ser trazer ai mercado essas tecnologias de forma mais completa para que os cuidados focados na longevidade possam ser acessíveis a todos.