Prova de conceito conduzida pela australiana SA Dairyfarmers, SADA, associação para melhoria da rastreabilidade de produtos lácteos na cadeia de abastecimento fortalecendo integridade e transparência da indústria, rastreia e registra leite e produtos lácteos do produtor ao consumidor. A origem do leite com o subsequente transporte, serão registrados com marcação de tempo e localização geográfica em plataforma digital e disponibilizados ao consumidor através de tecnologias de transporte de dados como códigos QR nos produtos finais nos supermercados. A SA Fleurieu Milk e a Golden North participaram do teste financiado pelo SA Dairy Industry Fund, com tecnologia administrada pela Datahash, cujo diretor informa que o sistema de rastreabilidade dará aos consumidores a certeza sobre origens do leite criando cadeia de abastecimento completa de dados transacionais.
No conceito de otimizar o consumo e produção, emerge a análise de dados como processo a examinar, transformar e organizar dados de modo que se possa estudar suas partes individuais e extrair informações úteis. Trata-se de disciplina englobando gerenciamento completo dos dados, incluindo não apenas análise, mas, coleta de dados, organização, armazenamento, ferramentas e técnicas usadas. Dados em forma bruta não têm propósito sendo que sua análise compreende etapas habilitadas tanto por humanos quanto por máquinas, para descobrir, interpretar, visualizar e identificar padrões, se houver, a fim de atingir objetivos de negócios. O processo no qual os dados do passado são explorados profundamente para tomar decisões apropriadas no futuro, usando insights valiosos, quando feito corretamente pode-se prever ações, encontrar tendências e tomar decisões adequadas. Este campo possui processos sendo o primeiro passo a coleta de dados, seguido de categorização em estruturados e não estruturados pelo gerenciamento, seguido de armazenamento. As próximas etapas envolvem realização de ETL, extrair, transformar, carregar, analisando e compartilhando-os à usuários de negócios ou consumidores consideradas as mais importantes do ponto de vista de negócios. A análise de dados preocupa-se com limpeza, transformação, modelagem e questionamento dos dados para encontrar informações com técnicas de análise utilizadas para obter resultados adequados. Destes, os mais comuns são a análise preditiva, análise prescritiva, análise de texto, análise diagnóstica, análise estatística visando encontrar preferências, calcular correlações, prever tendências e etc, sendo mais fácil que outros processos e técnicas para derivar percepções dos dados disponíveis.
Moral da Nota: trata-se de garantir a integridade dentro da cadeia de abastecimento, em momento que um banco de dados centralizado está sujeito à corrupção com leite falso e leite em pó falso circulando no mundo, permitindo consumidores terem certeza que seu leite veio de determinada fazenda em determinado lugar, com informações registradas e armazenadas em site independente e verificável. O oficial do Plano de Ação de Laticínios da SADA avisa que a tecnologia permite fazendeiros saberem onde seu leite vai e que o teste não só permite a indústria de laticínios governar a cadeia de suprimentos, mas demonstra o valor da tecnologia no setor de laticínios nacional e de outras indústrias. A prova de conceito conduzida pela SADA melhora a rastreabilidade dos produtos lácteos ao longo da cadeia de abastecimento, fortalecendo integridade e transparência da indústria.