A empresa brasileira New Hope Ecotech, iniciou no Chile o processo de criação de Sistema de Gestão de Resíduos, GRANSIC, com base blockchain , colaborando com a adesão das empresas produtoras à Lei REP, Lei de Responsabilidade Ampliada do Produtor, planejando entrar em operação em 2023 direcionado especificamente para contêineres e embalagens domésticas. A New Hope Ecotech reuniu mais de 21 empresas que colaboraram para concretizar a iniciativa, a mesma que fará com que produtores cumpram o apelo da Lei REP para aderirem ao Sistema de Gestão de pagar pela coleta, separação e reciclagem de resíduos. A lei especifica cinco categorias principais ao Sistema de Gestão, ou, óleos e lubrificantes, equipamentos eletroeletrônicos, células e baterias, recipientes embalagens e pneus. A empresa brasileira usará blockchain para criar confiança do cliente em relação à rastreabilidade dos contêineres após o uso, até a entrega aos clientes.
Já o sul da Venezuela sinaliza intenção de usar blockchain para gestão do governo, com a cidade de El Tigre estudando implementação da tecnologia. Dentre as propostas para implementação estão suporte às tarefas administrativas de trabalho que ocorrem na prefeitura, incluindo desde a gestão de documentos ao pagamento de serviços públicos. A "mudança radical no campo público apoiado pelo blockchain" incentiva a chegada de propostas de atores nacionais ou estrangeiros com isenção por quatro anos à empresas de tecnologia que vierem à cidade para gerar soluções desse tipo. Se a gestão governamental descentralizada for implementada, El Tigre seria a primeira cidade da Venezuela e uma das poucas da região da América Latina a contar com blockchain na gestão transparente e verificável dos recursos públicos de uma entidade governamental.
Moral da Nota: El Tigre é cidade com 100 mil habitantes e proximidade geográfica as maiores reservas de petróleo do mundo, o Cinturão Petrolífero do Orinoco, sede das mais importantes empresas transnacionais à exploração de petróleo bruto. Já a New Hope Ecotech, atualmente no Brasil opera sob sua assinatura o Sistema de Gestão "Rever Institute" e na França um Sistema de Gestão 100% domiciliar funciona sob a tecnologia de assessoria e rastreabilidade da empresa brasileira.