domingo, 29 de maio de 2022

Compensação de carbono

A ClimateTrade, plataforma espanhola de criptomoedas Bit2Me,  compensou  29 toneladas de emissões de CO2 geradas em 2020, buscando neutralizar a pegada de carbono. A Bit2Me explica que no compromisso de alcançar a neutralidade de carbono, a bolsa estabeleceu metas para reduzir seu impacto ambiental até 2030 desenvolvendo plano de descarbonização em duas fases. A primeira é medir e compensar sua pegada de carbono corporativa e a  segunda integrar a API ClimateTrade à seus clientes compensarem  emissões resultantes de suas transações ou operações,  permitindo empresa e usuário controlar o impacto ambiental da mineração, compra, venda e retirada de criptomoedas. A Bit2Me tenta reduzir o impacto ambiental da mineração de Bitcoin, via  fontes de energia de baixo carbono,  além do favorecimento de relacionamento com fornecedores na mesma trilha.

Por sua vez, a Agência Nacional de Hidrocarbonetos da Colômbia implementa Blockchain nas áreas de exploração selecionando o Grupo Sabra à implementação de solução com a tecnologia. A indústria petrolífera colombiana tem sido importante motor da economia nacional sendo o petróleo o primeiro produto de exportação com 55,4%  do total  e principal contribuinte às finanças do Estado beneficiando regiões com seus recursos fiscais de royalties. A ANH, segundo seus interlocutores,  se alinha a política de reativação de investimentos na área de energia pela implementação de processo de atribuição de áreas de exploração sob o uso blockchain, possibilitando caminho digital ao modelo físico de ofertas e contrapropostas tradicionais. A mudança mais importante introduzida consiste na implementação Blockchain para apresentação das ofertas pelos Participantes Qualificados e Proponentes Iniciais, que, segundo a ANH, “constitui piloto à melhoria dos processos da Entidade”.

Moral da Nota: a solução implementada à gestão do Processo Permanente de Atribuição de Áreas (PPAA) é composta por diferentes tecnologias,  se destacando a utilização Blockchain, que permite salvaguardar e certificar documentação  na apresentação das propostas e a certificação do processo de abertura e seleção. O Grupo Sabra selecionado pela ANH,é empresa de tecnologia com experiência na implementação de projetos Blockchain em corporações e  governos da região visando a implementação desta primeira versão da solução.